vantagens do marketing digital para clínicas

7 Vantagens do marketing digital para clínicas médicas

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Inicialmente, o marketing digital para clínicas médicas passou de uma estratégia qualquer, para estar na pauta diária do empreendedor ou dono de clínicas. Uma vez que, do jeito certo, é uma estratégia que agregar valor e fará a clínica crescer! Enfim, existem muitas vantagens do marketing digital para clínicas médicas.

Quer saber quais são elas? Confira no artigo a seguir.

A importância do marketing digital 

Marketing digital é o conjunto de atividades que um empreendedor executa de modo online com o objetivo de gerar negócios, além de criar relacionamentos e desenvolver uma marca no mercado online. 

Assim, milhares de empresas somente no Brasil já compreenderam a importância do marketing digital para as empresas em geral bem como para clínicas médicas.

Você já imaginou, por exemplo, quantas pessoas ao mesmo tempo fazem buscas no Google  todos os dias? E, se seu negócio não estiver online, você fica fora do radar das oportunidades. 

Antecipadamente, em uma pesquisa da Resultados Digitais com PMEs, 85% das empresas pesquisadas apontaram o marketing digital como um pilar básico para a retomada dos negócios em cenário de pandemia, principalmente.

Vamos ver quais são as vantagens do marketing digital para clínicas médicas?

7 vantagens do marketing digital para clínicas médicas

vantagens do marketing digital para clínicas

Antes de tudo, dentre as principais vantagens do marketing digital para clínicas estão:

1. Relacionamento com pacientes

Quando você mantém um bom relacionamento e comunicação com seus pacientes, eles indicarão sua clínica para outras pessoas e isso é muito benéfico para o seu consultório e aproveita ainda mais as vantagens do marketing digital para clínicas.

E, como a linguagem médica é mais difícil de ser entendida, com a ajuda de profissionais de marketing médico, você pode desenvolver e publicar mensagens mais claras e com credibilidade.

2. Você alcança mais pessoas

Quando você aposta em informações relevantes, você pode ajudar pessoas com suas postagens. Isso porque, cerca de 40,9% das pessoas recorrem à internet para ver sobre sintomas de doenças, além de aproveitar as vantagens do marketing digital para clínicas.

Ou seja, isso segundo um estudo do Instituto de Ciência e Tecnologia e Qualidade.

3. Ajuda a atingir pessoas com perfil ideal

Esta é outra dass principais vantagens do marketing digital para clínicas médicas. Com um trabalho correto sendo feito no meio online, você consegue identificar clientes com características ideais para começar a relacionar e a gerar negócios. 

Assim, com um trabalho de construção de listas de email, por exemplo, o que pode ser feito no seu blog ou rede social, você pode começar a trabalhar com o email marketing.

Então, trata-se de uma ferramenta (o email marketing) que você consegue focar em pessoas que têm interesses nas suas soluções.

4. Melhor custo-benefício

Outro item que está entre as principais vantagens do marketing digital para clínicas médicas é o custo-benefício.

Desde já, você com apenas uma postagem ao dia feita de forma relevante, você pode atingir muitas pessoas ao mesmo tempo. 

E você querendo fazer anúncios, você pode fazer isso até com R$ 20, por exemplo. Por sua vez, se você criar o hábito de conversar com seus potenciais clientes, mais eles confiarão em você e nas suas soluções médicas. E, assim, eles irão te procurar quando precisar de suas soluções.

5. Você se torna uma autoridade

Antecipadamente, ao criar e publicar conteúdos na internet em diferentes canais, você consegue ajudar as pessoas e se torna uma autoridade na sua área, ou seja, temos aqui mais vantagens do marketing digital para clínicas. 

Com isso, as pessoas vão confiar mais em você. Por isso, sempre é importante mostrar e divulgar o que chamamos de pílulas de conteúdos, ou seja, informações relevantes que ajudar as pessoas que te acompanham. 

6. Facilita o acesso do cliente

Outra ponto que está entre as vantagens do marketing digital para clínicas, é o acesso do cliente. Através das ações de marketing, é possível encurtar o espaço entre o cliente e o estabelecimento, proporcionando uma melhora na comunicação de ambos. 

O paciente pode utilizar dos meios criados para tirar dúvidas sobre procedimentos e sintomas. Entrar em contato de maneira mais rápida para agendar uma consulta, proporcionando um ganho de clientes e agendamentos. 

7. Melhora a comunicação com seu cliente

Muitas vezes as pessoas têm certa dificuldade de entender termos médicos e afins. E facilitar essa comunicação, é uma das do marketing digital para clínicas médicas.

Através de diversos conteúdos, os médicos podem explicar melhor sobre procedimentos e sintomas de maneira a tornar a comunicação bem mais simples. Desta forma o paciente se sente mais bem informado e consegue retirar suas dúvidas com o corpo médico de forma mais rápida. 

Viu como existem muitas vantagens do marketing digital para clínicas médicas que você pode aproveitar?

Quais as restrições legais do marketing digital para clínicas médicas?

vantagens do marketing digital para clínicas

Agora que você já sabe quais as principais vantagens do marketing digital para clínicas médicas, é hora de falar sobre os cuidados ao aplicar suas estratégias. Desde já, sabemos que a área da saúde implica em informações quem afetam a saúde e o bem-estar das pessoas em geral.

Por isso, é importante conhecer algumas regras para se fazer marketing digital para clínicas médicas  dentro da legalidade.

Assim, o manual de Publicidade Médica do CFM destaca em seu artigo 5º:

Nos anúncios de clínicas, hospitais, casas de saúde, entidades de prestação de assistência médica e outras instituições de saúde deverão constar, sempre, o nome do diretor técnico médico e sua correspondente inscrição no Conselho Regional em cuja jurisdição se localize o estabelecimento de saúde. 

E, ainda no seu artigo 8º:

O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.

Então, antes de criar seus conteúdos de marketing digital, veja se seu planejamento e sua estratégica estão alinhados ao que propaga o Manual de Publicidade Médica do CFM.

O Código de Ética da profissão também é um documento que deve ser consultado pelos profissionais para aproveitar todas as vantagens do marketing digital para clínicas.

O que é permitido

  • Usar fotos dos pacientes em congressos científicos, eventos acadêmicos ou apresentação de artigos, desde que tenha a autorização do paciente. 
  • Inserir dados como endereço e telefone da clínica, consultório ou hospital nas redes sociais. 
  • Divulgar os equipamentos utilizados na clínica com a finalidade de demonstrar que são atualizados e novos. Porém, se atentar que a divulgação não dê a entender que o tratamento está garantido por  causa do devido equipamento e nem que ele é uma vantagem em relação aos concorrentes. 
  • Divulgar as especialidades da clínica. 
  • Incluir quais são os títulos acadêmicos dos profissionais, desde que estejam devidamente registrados no CRM. 
  • Efetuar atendimentos pelos canais digitais, como envio de exames, tirar dúvidas (desde que não haja nenhuma orientação que substitua a consulta) e lembretes de agendamentos. 
  • Anunciar a clínica, consultório ou hospital na internet ou outros meios tradicionais como: folders, rádio e televisão, desde que esteja presente o nome do médico ou responsável técnico e do registro profissional.
  • Publicar demais conteúdos educativos e informativos com o único objetivo de esclarecer dúvidas e assuntos através de blogs, e-mail, redes sociais e demais canais de comunicação. 

O que não é permitido

  • Usar as fotos dos pacientes sem um contexto científico, como antes e depois de procedimentos nas redes sociais;
  • Publicações do médico responsável de tratamentos ou procedimentos que realizou em si. Evitando que seja passado a ideia que o paciente terá o mesmo resultado; 
  • Fazer publicações sensacionalistas com garantia de resultado nos tratamentos e/ou procedimentos. Evitar expressões como: o melhor, o mais eficiente, o único, resultado garantido;
  • Divulgar preços dos procedimentos e tratamentos, bem como cupons, descontos, promoções, sorteios e planos de fidelidade;
  • Se autopromover em entrevistas para captar pacientes. Fornecendo o endereço ou telefone da clínica, consultório ou hospital. O objetivo das entrevistas deve ser unicamente para esclarecimento de dúvidas e promoção da saúde;
  • Realizar consultas, diagnósticos e prescrever medicamentos pelas redes sociais;
  • Dirigir mensagens, símbolos, imagens de qualquer natureza a adolescentes e crianças, conforme regra do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Utilizar de uma situação para promover sua empresa, como por exemplo durante a pandemia;
  • Usar seus equipamentos e serviços como vantagem sobre os concorrentes. 

Dentre algumas restrições do marketing médico, não se permite:

  1. Publicar propaganda enganosa;
  2. Mostrar fotos de pacientes antes e depois;
  3.  Divulgar aparelhos como forma de atendimento superior;
  4. Fazer promessas de resultados.

Então, vale ficar atento para essas questões.

Como criar uma estratégia de marketing digital para sua clínica

Certamente, após conhecer as vantagens do marketing digital para clínicas e saber quais são as restrições legais da área, é hora de saber como criar uma estratégia de marketing digital para sua clínica.

Para criar uma boa estratégia de marketing médico, se atente a alguns fatores a seguir. 

Conheça seu público

Não adianta entender sobre as vantagens do marketing digital para clínicas, se você não conhecer seu público. Além de conhecer o seu negócio como a palma da sua mão, você precisa saber quem é o seu público-alvo, para poder desenvolver uma “persona paciente”. 

A persona paciente deve ser uma representação fictícia com o perfil ideal, baseada em dados reais como comportamento, características, demográficas, motivações, objetivos e afins. 

Procure se fazer perguntas como: 

  • Quem são meus pacientes? 
  • Qual é a idade média deles?
  • Qual sua renda e que empregos tem?
  • Por que escolheram a minha clínica?
  • Qual é a forma de pagamento que estão utilizando?

Levantar esse tipo de informação, capacitará a sua equipe para desenvolverem uma estratégia de Marketing Digital Médico com assertividade.  

Outra opção é usar ferramentas como SurveyMonkey para conhecer e traçar um perfil das pessoas que você quer atingir e aproveitar as vantagens do marketing digital para clínicas

Definir canais e ferramentas de publicidade

Após definir um persona paciente, fica mais fácil decidir quais serão os canais e ferramentas de publicidade que serão utilizados e aproveitar as vantagens do marketing digital para clínicas. 

Hoje em dia existem diversos canais que podem ser usados, desde os tradicionais como: tv, rádio, folders e panfletos. Aos mais novos, como redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp), Google Ads e publicidades pagas. 

É importante definir em quais canais a sua clínica, consultório ou hospital irá utilizar. Para assim, aproveitar as suas ferramentas de publicidade e as vantagens do marketing digital para clínicas ao máximo. 

Defina seus objetivos: 

Procure definir detalhadamente quais são os objetivos para o marketing médico e coloque tudo em um papel. Defina se defina se você está em busca de construção de autoridade, ampliar o nome da marca, quer atrair mais pacientes e afins. 

Estabeleça um orçamento mensal

É muito importante estabelecer um orçamento mensal para que assim nada fuja do controle. Procure entender quanto o seu empreendimento está disposto a gastar com as ações de marketing e construa o conteúdo em cima disso, usando ao máximo as vantagens do marketing digital para clínicas. 

Desenvolva uma rotina de criação e entrega de conteúdos diários

Para aproveitar todas as vantagens do marketing digital para clínicas, é importante desenvolver uma rotina de entrega de conteúdos diários é extremamente importante que seja feito junto de sua equipe, a qual conhece muito bem as necessidades da empresa e do público alvo da clínica. 

Importância de contar com uma agência especializada

vantagens do marketing digital para clínicas

Após vermos tantas informações sobre as vantagens do marketing digital para clínicas, surge a dúvida se a própria clínica, consultório ou hospital, pode cuidar de tudo, ou melhor, deixar que uma agência especializada assuma a responsabilidade. 

E para podermos responder com mais afinco essa dúvida, é preciso primeiro entendermos o que é uma agência de marketing médico e qual é o principal papel dela. 

O que é uma agência de marketing 

As agências de marketing funcionam como uma espécie de agência de publicidade, ficando responsáveis por ações como: 

  • Desenvolvimento de sites e blogs; 
  • Gerenciamento das redes sociais; 
  • Criação de conteúdo para o blog; 
  • Criação e otimização dos anúncios na Google e demais Social Ads; 
  • Desenvolvimento de uma identidade visual; 
  • Produção de conteúdo audiovisual;
  • Produção de e-mails marketing; 
  • Otimização dos dados da empresa nos buscadores (Google, Bing, etc.). 

As agências de marketing especializadas em marketing médico, não só possuem a experiência no atendimento de clínicas, consultórios e hospitais, como também possuem domínio das limitações de Publicidade Médica estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Evitando que você corra riscos por nenhuma atividade considerada antiética e obtendo tranquilamente as vantagens do marketing digital para clínicas. Outro fator que chama a atenção é no volume de clientes atendidos. 

Pois, devido a experiência e rotina de atendimento desses profissionais da agência, eles acabam sabendo prospectar diferentes tipos de especialidades e pessoas. 

Além disso, os clientes são atendidos de maneira personalizada e única, o que garante um grau muito mais elevado de satisfação e um alcance muito maior na publicidade paga. 

Agora, voltando a dúvida, sobre a importância de contar com uma equipe especializada em marketing médico. Pode ser que você e sua equipe consigam cuidar de alguns pontos referentes ao marketing do negócio.  Mas, para chegar ao nível de excelência e segurança, apenas com uma equipe especializada. 

Enfim, neste artigo, você viu as vantagens do marketing digital para clínicas médicas e como ela pode influenciar positivamente no seu negócio. 

Também entendeu como uma equipe especializada é importante para se manter dentro da legalidade e normas médicas. Além de outros aspectos importantes, claro!
Agora, não perca tempo, crie sua estratégia e comece a atuar no meio digital e atraia mais clientes para sua clínica médica.


Aproveite ainda para conhecer a melhor rede social para conquistar clientes.

 

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!