Marketing para Clínicas

Marketing para Clínicas: tudo o que você precisa saber

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Se você quer entender como funciona o martketing para clínicas. Neste conteúdo você vai aprender tudo o que precisa saber para conquistar mais pacientes atráves de estratégias eficientes.

Tecnologia e modernidade sempre fizeram parte da área da saúde. As pessoas ficam encantadas com todos os aparatos utilizados, seja para diagnóstico, atendimento clínico ou procedimento cirúrgico.

Aliás, essa é uma característica que sempre encanta a população, e portanto, é uma excelente ferramenta para auxiliar no marketing para clínicasPor outro lado, o marketing médico ainda é estereotipado como autopromoção ou até considerado uma prática antiética.

Houve um tempo em que para praticar a medicina bastava ter um diploma em mãos, mas hoje em dia, se não for mudada essa forma ultrapassada de pensar, o profissional vai acabar perdendo volume de atendimentos.

Leia o artigo abaixo para entender sobre as vantagens e os mecanismos corretos utilizados para fazer um qualificado marketing para clínicas.

O que é marketing para clínicas

Diferente do que a maioria das pessoas acredita, o marketing para clínicas não é apenas a criação de uma propaganda para divulgar a clínica em questão.

Trata-se de toda uma estratégia elaborada para trabalhar a comunicação com os pacientes, baseada na entrega de valor para o público, gerando um sentimento de reciprocidade.

Para que essa tática funcione, é necessário estudar e entender muito bem quais são as expectativas do seu cliente. Dessa forma, você consegue acertar qual é a melhor comunicação para ter com ele, oferecer o serviço alinhado com o que ele espera, corrigir falhas percebidas por ele e promover a melhor experiência possível.

Sendo assim, o marketing para clínicas, é um conjunto de estratégias que vão levar ao paciente, não o preço, mas os valores do seu serviço e o fará perceber o seu diferencial.

Com isso, você poderá melhorar a sua autoridade, se diferenciar da concorrência, manter presença no mercado e aumentar a sua lucratividade.

Importância do marketing digital para conquistar mais pacientes

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Investir na formação acadêmica e ter cuidado com a estrutura física da clínica são fundamentais para conquistar espaço no mercado. Assim, como competência e excelente atendimento são fatores decisivos para fazer com que o seu paciente retorne.

Mas de que adianta tudo isso se o profissional não souber como atrair pacientes para a consulta?

É aí que entra a importância do marketing para clínicas. Nos últimos anos, a concorrência aumentou nos mais diversos setores, incluindo o mercado da saúde.

Existem inúmeros profissionais que oferecem os mesmos serviços e soluções muito semelhantes, por isso, se destacar nesse meio é uma missão difícil e fundamental para sobreviver no mercado.

O marketing para clínicas ajuda a entregar um tratamento humanizado. Também auxilia na conquista da confiança do público e na estruturação de uma clínica diferenciada.

Tudo isso porque ele trabalha a qualidade do atendimento e o relacionamento com os pacientes. Além de levar informações a respeito dos profissionais para o maior número de pessoas.

Vantagens do marketing para clínicas

Elaborar todas as estratégias necessárias para fazer um bom marketing para clínicas é trabalhoso. Por isso, muitas pessoas não fazem e perdem espaço para quem faz.

Conheça abaixo quais são as vantagens alcançadas por aqueles que investem para fazer marketing digital para médicos de forma consciente e eficaz.

  • Público: o seu público passa a ser entendido de forma completa. Sabe-se quem ele é, o que ele deseja e como se comporta. Dessa forma, fica mais fácil atendê-lo.
  • Relacionamento: o relacionamento com o paciente é um dos focos, por isso, ele é melhorado, trazendo inúmeros resultados, como novas indicações.
  • Novos pacientes: o funil de vendas será sempre alimentado, dessa forma, vai aumentar constantemente a chegada de novos pacientes.
  • Fidelização: os pacientes serão entendidos e receberão serviços compatíveis com as suas expectativas, isso vai mantê-los fiéis a clínica.
  • Recorrência: com pacientes fiéis, o seu número de recorrência, ou seja, os mesmos pacientes voltando para novos atendimentos, vai aumentar bastante
  • Referência: a autoridade dos seus serviços será firmada, os próprios pacientes irão te recomendar e a clínica se tornará uma referência no mercado inserido.
  • Atendimento: as técnicas não focam apenas em mostrar uma propaganda ao público, elas também ajudarão a direcionar, unificar e melhorar o seu atendimento.
  • Pós-consulta: você vai passar a oferecer uma excelente pós-consulta, que é uma característica banalizada pela maioria das clínicas, e portanto, é um diferencial.
  • Lucros: com tanta qualidade priorizada e com toda a satisfação promovida, o aumento dos lucros é uma consequência óbvia e inevitável.

Regras do CFM para marketing

Antes de iniciar uma ação de marketing para clínicas, é preciso consultar o Código de Ética Médica e a Resolução CFM Nº 1.974/2011. Além disso, é interessante ler o Manual de Publicidade Médica elaborado pelo Conselho Federal de Medicina.

Dessa forma, você fará uma publicidade eficaz, sem infringir as regras estabelecidas para tal.

Marketing para Clínicas

Contar com uma cartilha orientando a forma de fazer publicidade médica já confirma que é perfeitamente possível fazer marketing para clínicas sem comprometer a ética e os limites legais.

O Conselho Federal de Medicina regulamenta essas práticas, mas não proíbe a divulgação de um trabalho médico sério e responsável.Saiba agora quais são as principais limitações impostas pelo conselho de medicina.

Fotos

É proibido o uso de fotografias de pacientes mostrando resultados de tratamentos em qualquer tipo de propaganda ou anúncio. Ainda que o paciente dê o consentimento, essas fotos só podem ser mostradas em eventos ou apresentações de trabalhos científicos.

Postagens sensacionalistas

Imagens sensacionalistas como doenças físicas que comovem o público são tentadoras de explorar, mas são proibidas. Essa estratégia é considerada uma forma de enganar ou convencer os pacientes a contratar serviços através do medo. Essa prática é condenada pelas normas do CRM e pelas questões éticas.

Consultas online

É proibido fazer consultas médicas através dos diversos canais de comunicação como Whatsapp e lives em redes sociais. As consultas devem ser feitas presencialmente para evitar possíveis erros de diagnóstico causados pela falta de observação dos detalhes que podem escapar através de um atendimento online.

Prescrição de receitas

O mau uso de medicamentos pode gerar consequências graves para a saúde de um paciente. Por conta disso, receitar um medicamento depende de uma série de observações clínicas, que devem ser presenciais, em um paciente. Inclusive, fornecer essas prescrições de forma online pode atrapalhar esse julgamento, e portanto, é proibido.

Ser o melhor

As normas de marketing visam evitar que os pacientes sejam enganados por informações erradas. Vender um profissional ou uma clínica como os melhores em algum setor, não tem como ser provado pelos envolvidos. Dessa forma, não é permitido o uso desse discurso em anúncios e propagandas.

Equipamentos

É permitida a criação de anúncios e propagandas que promovem os equipamentos tecnológicos de ponta usados na clínica ou hospital. E esse é um grande atrativo.

Porém, para evitar que as pessoas possam ser enganadas, não é permitido anunciar equipamentos como sendo garantias absolutas de sucesso para qualquer tratamento.

Especialidades

Os pacientes se sentem mais seguros e confiantes em saber que o médico é associado a um conselho profissional, e que é especialista em alguma área.

Por isso, é permitido fazer propagandas que anunciam o seu registro no CRM local e os seus títulos de especialista, porém, ainda que o médico tenha várias especialidades, ele só pode anunciar duas.

Titulação acadêmica

O médico só pode anunciar títulos acadêmicos que estejam relacionados à sua área de atuação. Todos os títulos anunciados devem estar registrados no próprio CRM.

Se a especialidade não for reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ou pela Comissão Mista de Especialidades (CME), ela não pode ser anunciada.

Participação em anúncios

Tanto os médicos como as entidades sindicais e associações médicas são proibidos de participar de anúncios de produtos, marcas comerciais, métodos ou técnicas que não sejam aceitos pela comunidade médica. Eles também não podem anunciar o uso de técnicas exclusivas.

Divulgação de dados

Todos os anúncios realizados por médicos precisam ter obrigatoriamente 4 informações. O nome do profissional, a especialidade e área de atuação registrada no CRM, o número de inscrição no CRM, e o número de registro de qualificação de especialista, caso ele seja um.

Canais de comunicação

Os canais de comunicação utilizados pelos médicos, consultórios, clínicas e hospitais não são limitados. Tanto nas mídias offline como nas mídias online, os médicos podem utilizar os canais de comunicação que mais fizerem sentido para o seu próprio planejamento e estratégia de divulgação.

Principais estratégias de marketing para clínicas

Existem várias estratégias de marketing para clínicas. Algumas mais simples, outras mais elaboradas, mas todas precisam de bom planejamento e execução para que funcionem e tragam o retorno esperado. Por isso, é importante estudar sobre o assunto e elaborar um plano personalizado para o seu consultório.

Marketing para Clínicas

Conheça agora as principais estratégias de marketing para clínicas médicas.

Sites

Os seus pacientes precisam se sentir bem, gostar do ambiente e do atendimento recebido na sua clínica, assim, eles sempre retornarão. O mesmo deve acontecer no seu site.

Por isso, ao fazer o desenvolvimento do site, ele deve ser bonito, leve, responsivo, fácil de utilizar e possuir todas as informações necessárias.

Blog

Além de toda informação, o seu site precisa se tornar atraente para o seu paciente e futuro paciente, por isso, é importante a colocação de um blog no próprio site. Com ele você pode desenvolver conteúdos relevantes que vão gerar valor e trazer autoridade para a clínica aos olhos dos pacientes.

Redes Sociais

Além do site, é necessário gerar conteúdo nas redes sociais. Primeiramente, escolha a rede social que mais se adequa às estratégias de marketing da clínica e a partir disso, passe a alimentar com conteúdos frequentes.

Essa é uma das estratégias de marketing para clínicas mais utilizadas, porém, a maioria não sabe usá-la de maneira correta.

SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de buscas. É um conjunto de estratégias que visam colocar o seu site na primeira página do Google.

E-mail Marketing

É uma estratégia de marketing para clínicas que utilizam e-mails programados e disparados esporadicamente que proporcionam contato com a marca, engajamento e recebimento de informações importantes.

Marketing de Conteúdo

Como o nome já diz, o marketing de conteúdo é uma estratégia consiste na disponibilização de conteúdos na área através de vários formatos. Sejam eles textos, cartilhas, e-books, vídeos, podcasts, entre outros.

Inbound Marketing

O inbound marketing é uma estratégia baseada em um funil de vendas com 4 etapas: atração, conversão, relacionamento e análise de resultados.

Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google para quem deseja investir em tráfego pago. Através dela os anúncios da sua clínica podem ser vistos em banners de sites e blog e vídeos do youtube, o que ajuda a aumentar o número de acessos às suas páginas.

Facebook/Instagram Ads

Funciona da mesma forma que o Google Ads, porém, nesse caso os seus anúncios serão vistos no Facebook e no Instagram. É também uma das estratégias de marketing para clínicas mais usadas e que poucos sabem executar com maestria.

Ferramentas de marketing digital

Depois de planejar e definir as estratégias de marketing para clínicas que você irá utilizar, é importante escolher quais ferramentas você irá usar. Existem diversas no mercado, algumas pagas e outras gratuitas. Porém, elas devem ser definidas de acordo com as estratégias que você planejou.

Marketing para Clínicas

Descubra, a seguir, quais são as principais ferramentas pagas e gratuitas que estão disponíveis para serem utilizadas nas estratégias de marketing para clínicas.

Gratuitas

  • Redes Sociais
  • Google Analytics
  • Google Keyword Planner
  • WordPress

Pagas

  • RD Station Marketing
  • CloudFlare
  • Ubersuggest
  • Leadlovers

Possui versões gratuitas e pagas

  • Canva
  • Wix
  • Hotjar
  • Sweet Process
  • Flipsnack
  • MailChimp

Agência Parceira

Os profissionais da sua clínica estudaram muito e adquiriram experiência através do trabalho diário na área. Ou seja, nenhum leigo, ainda que tenha estudado sobre o assunto, consegue oferecer o mesmo serviço que vocês oferecem.

O mesmo ocorre em relação ao marketing para clínicas. Existem profissionais, especializados e com experiência, que estão prontos para fazer um excelente trabalho de marketing para clínicas médicas.

Por isso, é tão importante possuir uma agência parceira de confiança, que vai saber cuidar das suas necessidades e ajudar a sua clínica a alcançar as metas propostas.

Como a Retriever Digital ajuda a conquistar mais pacientes para sua Clínica Médica

A Retriever Digital é uma agência de marketing especializada em marketing para clínicas médicas. A nossa missão é oferecer soluções de marketing digital que utilizam dados de forma inteligente para impulsionar sua clínica e atrair muito mais pacientes.

O nosso objetivo é alavancar seus resultados. Para que isso aconteça, nós possuímos uma equipe capacitada que utiliza estratégias inteligentes voltadas para marketing para clínicas médicas.

Os nossos serviços incluem campanhas de anúncios, gestão de redes sociais, marketing de conteúdo, otimização de sites, inbound marketing entre outros.

Conheça a Retriever Digital através do nosso site, acompanhe mais conteúdos no nosso blog.

 

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