AGÊNCIA DE MARKETING MÉDICO

Como atrair novos pacientes e fidelizar atuais

Atrair novos pacientes e fidelizar atuais é o objetivo de todos os consultórios médicos. Há um tempo atrás, ter um diploma e ser um bom e respeitado profissional era o suficiente para ter uma agenda cheia.

Hoje, fazer um bom trabalho não é o bastante. Com o acesso a internet, os consumidores conseguem muito mais informações e se tornam bem mais exigentes.

Além disso, os seus concorrentes estão à distância de um clique apenas. Sendo assim, atrair novos pacientes e fidelizar atuais se tornou uma tarefa que necessita de mais atenção do que recebia anteriormente.

É preciso estudar o assunto e colocar em prática algumas estratégias importantes e que trazem resultados reais.

Descubra agora a importância de investir em marketing médico e algumas dicas para atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

O que é Marketing Médico

O marketing médico engloba um conjunto de ações que visam elevar a percepção que os pacientes possam ter de uma clínica, consultório, ou do próprio profissional.

O seu objetivo principal é atrair novos pacientes e fidelizar os atuais, e consequentemente, aumentar o faturamento da clínica e posicionar o profissional em um nível elevado dentro do seu nicho.

Existem diversas formas de colocar o marketing médico em ação. As estratégias digitais, atualmente, são as mais utilizadas. Isso porque a maioria das pessoas estão com a atenção voltada para as redes sociais, e utilizam essas ferramentas para se informar e buscar referências.

Por isso, é muito importante para o profissional, estar inserido nesse meio.

Importância de investir em Marketing Médico

Para atrair novos pacientes e fidelizar atuais, o médico precisa ter uma boa formação acadêmica, se especializar e oferecer um atendimento diferenciado.

Porém, na realidade digital em que vivemos hoje, esses esforços não são o suficiente. Por isso, estar no meio online e investir em marketing digital para médicos para alcançar público é muito importante.

atrair novos pacientes

Ter um site e uma presença nas redes sociais são estratégias essenciais para competir no mercado. No entanto, para obter resultados significativos, atrair novos pacientes e manter os atuais, é crucial investir em ações estratégicas com planejamento, estar atualizado com as tendências atuais e ser consistente em suas práticas.

É fundamental compreender que a sociedade está em constante evolução, e, juntamente com ela, a forma de buscar serviços também mudou.

Para alcançar o sucesso, é necessário se adaptar, reconhecendo as mudanças no mercado de saúde e adquirindo o conhecimento necessário para se destacar. Indiscutivelmente, o marketing médico é o melhor caminho a seguir.

Vantagens em investir em ações que fidelizem os pacientes

Fidelizar pacientes significa investir em ações que façam com que o seu público retorne com frequência a sua empresa. Apesar de popular, esse conceito nem sempre recebe a devida atenção nas clínicas médicas.

Não valorizar essas ações pode ser um erro fatal, afinal um paciente fiel, além de retornar com frequência, ainda recomenda o seu serviço para conhecidos.

Conheça agora as vantagens que o investimento em ações para fidelizar pacientes é capaz de proporcionar.

Agenda cheia

Captar pacientes novos todos os dias é uma tarefa difícil, que demanda tempo e dinheiro. Por isso, depender de pacientes novos, diariamente, pode fazer com que a sua agenda não consiga ser preenchida como você gostaria.

Porém, quando você fideliza os seus pacientes, fica muito mais fácil conseguir uma agenda equilibrada e com um bom número de consultas. Isso porque, pacientes fiéis costumam retornar com periodicidade, e sem muito custo envolvido.

Além disso, eles costumam indicar os seus serviços, e trazer novas pessoas para preencher a sua agenda. Sabendo disso, invista em estratégias de marketing capazes de fazer as duas ações, atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Reconhecimento do seu serviço

Quando você investe em ações capazes de atrair novos pacientes e fidelizar atuais, acaba aumentando o reconhecimento positivo do seu serviço. Esse reconhecimento ajuda trazer ainda mais pacientes através das indicações.

Mas você também pode utilizar esse fato em ações de marketing planejadas que vão te trazer ainda mais resultados. Por exemplo, você pode promover uma pesquisa entre os seus pacientes para que eles façam uma avaliação de 0 a 10 a respeito da satisfação deles com o seu serviço.

Além disso, você pode deixar espaços para comentários e sugestões que podem contribuir bastante para elevar os resultados das suas estratégias.

Com esse resultado em mãos, você pode elaborar táticas para utilizar esses dados ao seu favor. Promova ações que mostrem, de forma planejada, os resultados dessas pesquisas.

Valorize o reconhecimento que as ações de marketing que a sua empresa aplica para atrair novos pacientes e fidelizar atuais, traz para você.

Engajamento dos pacientes

Na maioria das vezes, os pacientes colocam a expectativa sobre a manutenção da sua saúde sobre o médico. Porém, o ideal é que eles se vejam dividindo a responsabilidade dos seus resultados com esse profissional, fazendo com que eles se tornem parceiros no tratamento.

Por isso, mais uma vantagem das ações para atrair novos pacientes e fidelizar atuais é aumentar esse engajamento. Afinal, pacientes fidelizados tendem a se dedicar mais ao tratamento.

Isso porque eles confiam mais nos profissionais e acabam seguindo as suas orientações com mais dedicação.

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Melhora na relação médico e paciente

Ao investir em atrair novos pacientes e fidelizar atuais, além de aumentar a quantidade clientes, o médico também melhora a qualidade da sua relação com eles.

Um profissional da saúde tem como missão cuidar de todos os pacientes, mas para conseguir oferecer uma experiência incrível para mais e mais pessoas, é preciso fidelizá-las.

Dicas para atrair novos pacientes e fidelizar atuais

O fato é que na maioria das vezes em que se procura um serviço de saúde, a pessoa não o faz por escolha, e sim, por necessidade. Por isso, o primeiro passo para atrair novos pacientes e fidelizar atuais é entender quais são as suas dores. Baseado nelas, é necessário compreender as suas expectativas e buscar superá-las.

De uma forma geral, os pacientes costumam buscar profissionais qualificados, ambiente agradável, receptividade e baixo tempo de espera. Podemos resumir essas exigências ao oferecer qualidade com rapidez.

Mas, além disso, existem algumas ações que podem te ajudar na missão de atrair novos pacientes e fidelizar atuais. Conheça agora as principais dicas que podem te ajudar a atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Fazer um planejamento de marketing

Nenhuma estratégia de negócio pode ser iniciada sem um planejamento bem estruturado. Por isso, na hora de colocar em prática estratégias para atrair novos pacientes e fidelizar atuais, a primeira ação deve ser elaborar um planejamento de marketing.

Para isso, comece conhecendo a sua persona, para entender as suas necessidades e expectativas. A persona é uma representação fictícia do seu paciente ideal. Para criá-la você deve se basear em dados reais sobre o comportamento dos seus clientes ideais.

A persona vai te guiar em todas as estratégias de marketing do seu negócio, por isso, não utilize apenas características demográficas, mas também suas histórias, objetivos, motivações, desafios e preocupações.

Ter uma identidade visual

A sua clínica ou consultório precisa ter uma identidade visual atrativa. Isso ajuda a construir uma imagem lúdica na memória do seu paciente, e colabora para atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Um pacote de identidade visual deve englobar a logo, o slogan, as cores, a tipografia, entre outras características.

É importante que a sua identidade visual seja capaz de se comunicar com o seu público de diversas maneiras. Isso significa que a sua marca precisa estar presente em diversos canais de comunicação, como por exemplo, na fachada da sua clínica, no uniforme da sua equipe, nas suas redes sociais, no site da sua empresa, e em todos os lugares possíveis.

Ter um site bem estruturado e com canais de atendimento eficientes

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Um site é o endereço virtual de uma empresa, e ele é tão importante quanto o seu espaço físico. Por isso, para atrair novos pacientes e fidelizar atuais é fundamental ter um site bem estruturado e com canais de atendimento eficientes.

Ele precisa ter conteúdo informativo constantemente atualizado e compartilhado nas redes sociais através de uma linguagem clara e acessível.

De preferência, o seu site deve ter um blog. Essa ferramenta te ajuda com o SEO para que o seu site seja mais facilmente encontrado através das buscas no Google. Dessa forma, você consegue atrair pacientes através de pesquisas relacionadas.

Ter uma secretária bem treinada para converter os contatos em pacientes

A sua secretária costuma ser a primeira pessoa com a qual o seu paciente entra em contato na sua clínica ou consultório. Isso pode acontecer pessoalmente, na recepção do lugar, por telefone, ou mesmo pelas redes sociais.

E muitas vezes essa pessoa que entrou em contato pode nem mesmo chegar a fazer uma consulta com você. Por isso, para atrair novos pacientes e fidelizar atuais é preciso ter uma secretária bem treinada para converter os contatos em pacientes.

A forma como ela faz esse primeiro contato ajuda a formar a primeira impressão da sua empresa, sendo assim, é fundamental que essa profissional tenha conhecimento aprofundado de conversão.

Produzir conteúdos para redes sociais

Você pode fazer anúncios de vendas diretas nas suas redes. Mas para conseguir atrair novos pacientes e fidelizar atuais, uma ótima ferramenta é produzir conteúdo de valor para a sua audiência.

Isso significa que você deve produzir conteúdos que respondam às principais dúvidas dos seus pacientes no seu nicho.

Dessa forma, eles vão começar a te enxergar como uma autoridade no assunto. Quanto mais eles te seguem e consomem o seu conteúdo, mais eles se identificam com você e geram confiança no seu trabalho. Assim, você consegue atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Ter um perfil no Google Meu Negócio bem otimizado

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita onde você consegue cadastrar o seu consultório ou clínica. Dessa forma, você terá uma boa exposição nos resultados de busca no Google e no Google Maps.

Você também poderá monitorar a média da classificação dada pelos clientes, visualizações, seguidores, cliques, comentários, entre outros. Esses dados podem te ajudar com ótimos insights para a sua clínica ou consultório.

Mas, para isso, o seu Google Meu Negócio precisa estar bem otimizado, assim, você conseguirá atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Investir em tráfego pago 

Tráfego pago é aquele que vem através de anúncios feitos em mecanismos de buscas como, o Google, ou redes sociais, como o Instagram. Seu objetivo é conduzir o visitante para uma página estratégica para a empresa.

Nessa página, a meta pode ser a conversão, a venda, ou o que tiver sido planejado pelo negócio. A grande vantagem do tráfego pago é que ele pode ser direcionado para um público específico pré-determinado.

Por isso, ele é muito importante no marketing médico. Com essa ferramenta, os seus resultados são mais previsíveis e assertivos, aumentando as chances de conseguir atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Ter uma comunicação efetiva por email marketing

O e-mail marketing pode ser usado na área médica como uma forma de comunicação entre a clínica e o paciente. Ele permite construir um marketing personalizado e humanizado.

Esses e-mails podem chegar na caixa de entrada dos pacientes em horários mais estratégicos, com o objetivo de atrair novos pacientes e fidelizar atuais.

Para que funcionem, é preciso ter uma comunicação efetiva e conhecer as melhores estratégias para conduzir essa conversa.

Definir metas

Metas são quantificações específicas de algo que queremos alcançar. Elas ajudam as pessoas a chegar onde desejam, por isso, é fundamental defini-las para saber o que é preciso fazer para alcançá-las.

Todo negócio precisa ser direcionado através de metas, isso inclui um consultório ou clínica de saúde.

Por isso, para conseguir atrair novos pacientes e fidelizar atuais, é importante transformar cada objetivo do seu empreendimento em uma meta. 

Ter um atendimento de qualidade para priorizar a experiência do paciente

Hoje em dia, o consumidor busca mais que produto e preço, ele deseja ter uma experiência do paciente incrível. Na área da saúde, onde o paciente costuma estar em uma posição de maior fragilidade, essa experiência é ainda mais valorizada.

Por isso, para atrair novos pacientes e fidelizar atuais é muito importante oferecer um atendimento de qualidade para priorizar a experiência do mesmo.

Cuidar para agir com ética de acordo com as regras do CFM

CFM é o Conselho Federal de Medicina. Esse órgão é responsável por regulamentar a profissão do médico. Um profissional da área precisa ter conhecimento sobre as regras exigidas pelo CFM para marketing médico para não cometer nenhuma infração em relação às suas estratégias de marketing. 

Por isso, na hora de colocar as suas estratégias em prática, é preciso estudar essas regras ou trabalhar com uma empresa de marketing que as conheça.

Contar com profissionais especializados em marketing médico

As agências de marketing, em geral, cuidam das mais variadas empresas. Porém, a área da saúde possui algumas regras específicas que não permitem a utilização de determinadas estratégias. Por isso, na hora de terceirizar o marketing da sua clínica ou consultório, é fundamental buscar profissionais especializados em marketing médico.

Quer saber a melhor forma de atrair novos pacientes e fidelizar os atuais? Entre em contato conosco e solicite uma consultoria gratuita para sua clínica.

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica odontológica. Entre em contato conosco!