AGÊNCIA DE MARKETING MÉDICO

Como conquistar pacientes particulares para sua clínica

A prospecção de novos pacientes particulares é um dos maiores desafios enfrentados por clínicas de diversos segmentos. Todavia, por mais que essa possa parecer uma tarefa um tanto quanto complexa, saiba que existem alguns métodos e estratégias que, se seguidos corretamente, poderão facilitar esse processo de conquistar pacientes particulares. 

Dessa forma, sabendo que essa é uma dificuldade enfrentada por muitos profissionais do setor, nesse texto falaremos sobre alguns tópicos importantes que te ajudarão a aumentar visibilidade da sua clínica, bem como daremos algumas dicas relevantes de como conquistar pacientes particulares e também reter os que você já possui.

Por que ter mais pacientes particulares na clínica?

Para o paciente, na maior parte das vezes, marcar as suas consultas por intermédio do seu convênio, além de ser uma tarefa mais simples, acaba se tornando também um procedimento mais em conta. Em suma, esse é o motivo pelo qual a quantidade de atendimentos desse tipo tendem a ser maiores.

Entretanto, como sabemos, os custos para manter uma clínica costumam ser altos, à medida que apenas os valores obtidos através do repasse do convênio costumam não ser suficientes para cobrir todas as despesas. Por isso, é muito importante focar em conquistar pacientes particulares para sua clínica.

conquistar pacientes particulares

Diante desse cenário, é fundamental que o médico adote estratégias de marketing que possibilitem a divulgação do seu serviço para o seu público-alvo, já que essa é a forma mais eficaz de conquistar pacientes particulares e manter as contas do seu consultório equilibradas.

A adesão de estratégias de marketing podem ocorrer sem auxílio profissional, através de agências de marketing. Porém, isso aumenta o risco de problemas, tendo em vista que o marketing médico é extremamente delicado por causa de algumas regras da CFM. 

O que é marketing médico?

A princípio, o marketing digital para médico é um conjunto de ações que tem como principal objetivo atrair mais visibilidade para o médico em si, bem como para o seu consultório. No entanto, algumas estratégias podem ser focadas exclusivamente em conquistar pacientes particulares.

Utilizando de vários métodos de publicidade, os profissionais conseguem definir quem é o público-alvo da clínica, para a partir daí, desenvolver estratégias de marketing e campanhas publicitárias. 

Normalmente, quem fica a cargo de desenvolver e traçar tais estratégias junto do gestor são as agências de marketing e seus devidos profissionais. Onde, com muita experiência podem assumir a responsabilidade de ações como: 

  • Desenvolvimento de sites e blogs; 
  • Gerenciamento das redes sociais; 
  • Criação de conteúdo para o blog; 
  • Criação e otimização dos anúncios na Google e demais Social Ads; 
  • Desenvolvimento de uma identidade visual; 
  • Produção de conteúdo audiovisual;
  • Produção de e-mails marketing; 
  • Otimização dos dados da empresa nos buscadores (Google, Bing, etc.). 

As agências de marketing especializadas em marketing médico, não só possuem a experiência no atendimento de clínicas, consultórios e hospitais, como também possuem domínio das limitações de Publicidade Médica estabelecidas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).

Isso ajuda a evitar que você corra riscos por nenhuma atividade considerada antiética. Sem contar que é muito mais eficaz no objetivo de conquistar pacientes particulares.

Desse modo, por meio da utilização de redes sociais e motores de busca, como o Google, o profissional consegue expor o seu trabalho de uma forma mais ampla, consequentemente fazendo com que mais pessoas tenham acesso aos seus serviços. 

As estratégias do marketing para área da saúde podem gerar, além do aumento da lucratividade e autoridade do médico, diferenciais importantes para lidar com a concorrência.

Tudo isso, porque muitos profissionais, mesmo ainda que sem experiência e qualificação completa, investem em uma comunicação ativa, fazendo com que a concorrência seja elevada a outro patamar e pode dificultar seu objetivo de conquistar pacientes particulares.

Qual a importância do marketing médico na prospecção de pacientes particulares?

De antemão, é importante ressaltar que a qualidade do médico com relação ao seu atendimento e o seu nível de conhecimento, são duas características obrigatórias e inegociáveis.

Entretanto, por mais que esses dois pontos sejam extremamente importantes, para conquistar pacientes particulares, é necessário que esses profissionais consigam se comunicar com o seu público-alvo de forma eficaz.

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E é justamente para isso que o marketing médico se faz necessário no dia a dia do consultório, vez que ele será o responsável por conectar os serviços prestados pelo médico a seus futuros pacientes particulares, tudo isso respeitando as normas exigidas e seguindo o manual de boas práticas.

Através de várias ferramentas de marketing médico, a distância do médico com o seu público-alvo é reduzida, fazendo com que esses potenciais pacientes acessem conteúdos criados pela clínica e interajam através das redes sociais. Dessa forma, você também consegue conquistar pacientes particulares para o consultório.

Além disso, a criação e otimização dos vários canais de comunicação torna o acesso dos potenciais novos clientes mais facilitado, aumentando as chances deles marcarem uma consulta.

Confira algumas dicas de marketing para conquistar pacientes particulares

Conheça o seu público-alvo 

Antes de dar início a busca por pacientes particulares, é importante saber exatamente por qual tipo de paciente você está procurando. Veja que é essencial direcionar as suas campanhas de marketing para as pessoas que estejam dispostas a interagirem com você e que de fato precisam dos seus serviços.  

Logo, para ser mais assertivo ao conquistar pacientes particulares, procure estudar os dados demográficos do seu público, como idade, sexo, orientação sexual, estado civil e etc. Em síntese, tais informações te ajudarão a se comunicar com o seu público de uma forma mais eficaz e que traga resultados.

Procure desenvolver o perfil ideal do seu cliente, baseando-se em dados reais de comportamento, características, motivações e afins. Uma maneira para desenvolver esse ‘persona paciente’ é responder a si mesmo, perguntas como: 

  • Quem são meus pacientes? 
  • Qual é a idade média deles?
  • Qual sua renda e que empregos tem?
  • Por que escolheram a minha clínica?
  • Qual é a forma de pagamento que estão utilizando?

Levantar esse tipo de informação, capacitará a sua equipe para desenvolverem uma estratégia de Marketing Digital Médico com assertividade e assim, aumentar a probabilidade de conquistar pacientes particulares. 

Outra opção é usar ferramentas como SurveyMonkey para conhecer e traçar um perfil das pessoas que você quer atingir

Seja atencioso 

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Ser atencioso é fundamental para manter o paciente satisfeito e prospectar os novos pacientes que virão através das ações de marketing implementadas. 

Com essas ações, muita gente nova deve entrar em contato através de meios digitais como o WhatsApp. Por isso, é extremamente importante manter alguém para ser atencioso e responder a todos.  

Sobre as redes sociais como Instagram e Facebook, as pessoas vão querer tirar dúvidas sobre procedimentos ou técnicas usadas na clínica e a agilidade na resposta faz com que a pessoa se sinta especial. 

Indiferente do canal que o seu potencial paciente entrou em contato, é fundamental ser atencioso com todos. Afinal, você quer conquistar pacientes particulares, mas precisa dar tratamento igual para qualquer tipo de perfil.

Invista nas redes sociais

Mais de metade da população mundial está conectada nas redes sociais, sendo o Brasil o 3° país com o maior número de contas ativas. Logo, é muito provável que você consiga conquistar pacientes particulares nessas plataformas. 

Dito isso, após conhecer bem o seu público-alvo, conforme citado no tópico anterior, invista em postagem relevantes e com alto poder de engajamento. Crie perfis profissionais e bem estruturados que transmitam confiança para o seus pacientes. 

Por fim, plataformas como Facebook, Instagram e TikTok, permitem que você patrocine as suas próprias campanhas, fazendo com que as postagens alcancem mais pessoas. 

Porém, para potencializar o uso dessas redes e campanhas pagas com o objetivo de conquistar pacientes particulares, o indicado é que a responsabilidade para tal fique a cargo de uma agência de marketing. 

Faça publicações regulares 

Antes de mais nada, tenha em mente que será difícil conquistar pacientes particulares para a sua clínica através das redes sociais, caso a sua página não faça publicações de forma contínua.

Lembre-se que a sua principal missão é fazer com que as pessoas se sintam seduzidas a interagirem com o seu perfil, ao passo que publicações frequentes de conteúdos relevantes costumam ajudar bastante nesse aspecto.

Desse modo, procure desenvolver conteúdos de qualidade e que sejam interessantes com certa constância, para assim gerar o tão esperado  engajamento.  

Desenvolva conteúdo relevante 

Para atrair a atenção e conquistar pacientes particulares, é essencial que você desenvolva conteúdos relevantes para suas redes sociais. Procure fazer vídeos explicativos que tirem dúvidas comuns ou comente sobre o funcionamento de determinado equipamento da clínica, por exemplo. 

A dica é estar sempre desenvolvendo diversos conteúdos que sejam relevantes ao público alvo, e que as faça querer entrar em contato para marcar uma consulta. 

Porém, antes de sair criando um monte de vídeos e postando, é importante ficar atento quanto às regras de conduta do Conselho Federal de Medicina (CFM). 

Fique atento às regras do CFM

Permitido

  • O médico está liberado para usar foto de pacientes em feiras, congressos e apresentações, desde que autorizadas pelos pacientes e de modo que não denigra a imagem da pessoa;
  • Você pode inserir dados como endereço e telefone da clínica, consultório ou hospital nas redes sociais de modo a tornar mais acessível a comunicação com o seu empreendimento; 
  • Sobre os equipamentos utilizados em sua clínica, apenas os mostre com a finalidade de demonstração e guia. Jamais os use como se fossem uma vantagem sobre os concorrentes ou ainda, como se por causa deles, o tratamento fosse garantido;
  • Você pode divulgar todas as especialidades da clínica de modo a atrair a atenção das pessoas;
  • É possível incluir todos os títulos acadêmicos dos profissionais, desde que estejam devidamente registrados no CRM. Isso irá te dar um tom de profissionalismo e de autoridade no tema;
  • Efetuar atendimentos pelos canais digitais, como envio de exames, tirar dúvidas (desde que não haja nenhuma orientação que substitua a consulta) e lembretes de agendamentos;
  • Anunciar a clínica, consultório ou hospital na internet ou outros meios tradicionais como: folders, rádio e televisão, desde que esteja presente o nome do médico ou responsável técnico e do registro profissional;
  • Publicar demais conteúdos educativos e informativos com o único objetivo de esclarecer dúvidas e assuntos através de blogs, e-mail, redes sociais e demais canais de comunicação. 

Não é permitido

  • Nunca use fotos de pacientes em feiras, congressos acadêmicos ou apresentação de artigos sem a autorização prévia do paciente. Além de ser antiético, você pode correr o risco de sofrer um processo jurídico e ainda perder credibilidade;
  • Jamais faça auto aplicações de tratamentos ou procedimentos, ressaltando seu resultado para conquistar pacientes particulares. Além de correr riscos fazendo aplicações em si mesmo, nada garante que o procedimento ficará da mesma maneira no cliente;
  • Fazer publicações sensacionalistas com garantia de resultado nos tratamentos e/ou procedimentos. Evitar expressões como: o melhor, o mais eficiente, o único, resultado garantido;
  • Divulgar preços dos procedimentos e tratamentos, bem como cupons, descontos, promoções, sorteios e planos de fidelidade para conquistar pacientes particulares é proibido;
  • Se autopromover em entrevistas para captar pacientes. Fornecendo o endereço ou telefone da clínica, consultório ou hospital. O objetivo das entrevistas deve ser unicamente para esclarecimento de dúvidas e promoção da saúde;
  • Realizar consultas, diagnósticos e prescrever medicamentos pelas redes sociais;
  • Dirigir mensagens, símbolos, imagens de qualquer natureza a adolescentes e crianças, conforme regra do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
  • Utilizar de uma situação para promover sua empresa, como por exemplo durante a pandemia;
  • Usar seus equipamentos e serviços como vantagem sobre os concorrentes. 

Para sanar todas as dúvidas, conheça melhor as resoluções CFM nº 1.974/2011 e CFM nº 2.126/2015, além de buscar se informar junto ao Conselho Federal de Medicina.

É extremamente importante saber se as suas ações de marketing médico, não ferem as regras do CFM, evitando potenciais dores de cabeça e sanções. 

Conforme vimos acima, é possível conquistar pacientes particulares, apenas traçando estratégias de marketing regulares com atenção e foco. Muitas estratégias podem ser traçadas apenas com pessoal interno. Porém, para aumentar a eficiência delas, o mais indicado é que seja adquirido uma consultoria profissional de marketing através de uma agência. 

Por fim, com a devida orientação é possível lançar o nome da sua clínica, consultório ou hospital nas redes, atingindo o tão esperado resultado. 

Se você gostou do artigo sobre como conquistar pacientes particulares, aproveite para ler também o conteúdo sobre 5 Vantagens do marketing digital para clínicas médicas.

 

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!