estratégias de e-mail marketing

5 estratégias de email marketing para a sua clínica

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Não é de hoje que as redes sociais vêm tomando conta da internet e, nesse sentido, empresas de todos os segmentos têm focado boa parte das suas estratégias de marketing nessas plataformas. Entretanto, estratégias de email marketing ainda se mostram extremamente poderosas, visto que, somente no ano de 2021, foram registradas mais de 4,14 bilhões contas de email ativas.

Desse modo, tendo em vista a importância das estratégias de email marketing na prospecção de novos pacientes para a sua clínica, hoje decidimos trazer 5 maneiras de utilizar essa técnica e se destacar perante seus concorrentes.

O que é email marketing?

estratégias de e-mail marketing

Em síntese, podemos dizer que estratégias de email marketing são toda comunicação direta via email entre empresa e cliente, com o intuito de oferecer produtos, promoções, ou até mesmo conteúdos. Na maior parte dos casos, um software que dispara emails é usado para facilitar o envio.

Dito isso, considerando que 53% da população mundial utiliza essa ferramenta como um dos seus principais meios de comunicação, é muito provável que tanto você, quanto os seus pacientes, também façam o mesmo.

Tais números dimensionam a capacidade de alcance dessa técnica e o quanto ela pode ser relevante para o seu negócio. Vale lembrar que colocar em prática as estratégias de email marketing não custa caro.

Atualmente, o mercado disponibiliza diversas opções nesse sentido, cabendo a você escolher o que melhor se adequa ao seu negócio.

Por fim, não podemos esquecer de umas das características mais importantes das estratégias de email marketing: a coleta de informações dos seus pacientes.

Em outras palavras, dados como email, telefone e endereço poderão ser coletados e inseridos no sistema da clínica, criando uma base de dados sólida que poderá ser utilizada para análise posteriormente.

Quais os benefícios das estratégias de email marketing?

estratégias de email marketing

Permite que você acompanhe a eficácia da ações

É totalmente possível acompanhar a quantidade de clicks em determinados links, assim como a taxa de abertura. Outra métrica importante é a taxa de descadastro, que faz com que a nutrição daquele lead seja interrompida.

Um dos principais fatores responsáveis por aumentar a taxa de abertura, está ligado ao título da mensagem.

Dessa forma, é possível testar vários títulos diferentes e se comunicar com o seu público de várias maneiras, incluindo CTAs (Call To Action ou chamada para ação) que geram engajamento e otimizam os resultados.

Aumento significante nas vendas

Um grande poder do email marketing é aumentar as vendas. Toda vez que um consumidor abrir um de seus e-mails, sua marca estará presente na mente dele por algum tempo. Aliás, a taxa de visitação no site pode subir bastante com o envio dos e-mails.

Você pode construir a mensagem com links para as suas páginas, seja para produtos, conteúdos do blog ou outras finalidades.

Auxilia no processo de fidelização

Segundo especialistas, reter um cliente é muito mais barato do que atrair um novo. No caso das clínicas, um paciente fidelizado se transforma em um promotor da empresa, atraindo ainda mais pessoas para o seu consultório de forma natural.

Em suma, mantenha um bom contato com o seu público e esteja sempre disponível quando ele precisar. Apresente novidades, se mostre atento aos feedbacks recebidos e, claro, mantenha a qualidade dos serviços prestados.

5 estratégias de email marketing para a sua clínica

Agora que você já sabe o conceito por trás dessa técnica e também os seus benefícios, confira agora x estratégias de email marketing essenciais para fidelizar e conquistar mais pacientes.

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Lembretes sobre consultas

Muitas clínicas adotam estratégias de email marketing para lembrar os seus pacientes dos agendamentos ora marcados. Desse modo, você pode disparar e-mails informando data, hora e local, além de incluir algumas informações adicionais, como por exemplo a necessidade de permanecer em jejum por 24 horas.

Contato pós-consulta

Se a sua intenção for fidelizar o seu paciente, é necessário que você saiba que o atendimento não termina após o fim da consulta.

Assim, planeje o envio de emails em forma de feedback com questões objetivas relacionadas ao atendimento prestado.

O envio de pesquisa de satisfação também é indicado nesses casos. Além disso, agradecer pela preferência e desejar melhoras com o tratamento fortalece o vínculo entre paciente e consultório.

Envio de dicas

Manter o paciente bem informado com dicas saudáveis e de prevenção é um ótimo estímulo para que ele identifique a preocupação que o profissional de saúde tem com ele, não só dentro mas fora do consultório também.

Logo, você pode ficar de olho no calendário e sempre que houver um data comemorativa referente à saúde – e que tenha relação com a sua especialidade – enviar um email comentando sobre o assunto e dando dicas de prevenção.

Assim que se iniciou a pandemia de coronavírus, muitos profissionais, inclusive, utilizaram essa ferramenta para manter os pacientes bem informados e enviar recomendações para a prevenção durante a quarentena.

Datas comemorativas

A princípio, uma das estratégias de email marketing mais importantes a serem adotadas pelo seu consultório, é o disparo de e-mails em datas comemorativas. Lembre-se de analisar a sua base de dados e de entrar em contato com todos os seus pacientes que estão fazendo aniversário.

Outras datas como páscoa, natal e ano novo, também precisam ser lembradas.

Prospecção de novos pacientes

Por fim, as estratégias de email marketing podem ser usadas para atrair dois tipos de pacientes: os que fizeram algum procedimento que exige um retorno daqui a um tempo, e aqueles que se consultaram apenas uma vez e não voltaram ao consultório ou clínica.

No primeiro cenário, podemos imaginar um paciente que realizou uma cirurgia de rinoplastia e que precisa retornar após 12 meses. Ao final desse período, seu consultório entrará em contato com esse paciente, lembrando-o de agendar uma nova consulta para que seja feito o retoque.

Agora, no segundo caso, o usuário poderá utilizar o relatório de prospecção para verificar quais foram os pacientes que compareceram apenas uma vez e não retornaram. Com base nessa informação, o disparo de um email convidando para que retorne à clínica poderá ser agendado.

Além disso, é possível utilizar o email dentro de estratégias de inbound marketing para sua clínica. Ou seja, uma metodologia que utiliza o marketing de atração como principal ação para captação de pacientes.

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