AGÊNCIA DE MARKETING MÉDICO

Fidelizar Pacientes: descubra a melhor técnica de marketing médico

Certamente um dos desejos de qualquer médico é conseguir fidelizar pacientes e manter sua clínica ou consultório sempre cheios. Isso significa ter o seu nome fortalecido e também o do seu local de trabalho.

Porém, além de ser um excelente médico, usar estratégias de marketing pode ser muito vantajoso para chegar mais rápido nesse objetivo.

Se você quer saber mais sobre como fidelizar pacientes, confira as dicas que separamos e comece hoje mesmo a usar essas técnicas para lotar a agenda do seu consultório. Boa leitura!

A importância de fidelizar pacientes na clínica

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Não existe um outro propósito maior do que conseguir muitos pacientes quando se tem uma clínica médica. E sabemos que, mais importantes ainda do que conseguir novos, é fidelizar pacientes atuais. Isso porque uma pessoa não vai a uma clínica apenas uma vez. 

Um paciente fiel, além de sempre garantir um movimento para o seu negócio, pode se tornar um verdadeiro promotor do seu trabalho.

Então, além de contar com as estratégias de marketing para fidelizar pacientes que falaremos a seguir, você também terá uma forma gratuita de propaganda, o famoso “boca a boca”, que é a forma mais antiga e que continua funcionando muito bem para divulgar os negócios. 

Um paciente que teve uma experiência positiva ao passar pela sua clínica médica, vai indicar seu trabalho para amigos e familiares. O resultado disso é que, além de fidelizar pacientes, você ainda pode aumentar muito o seu faturamento.

Afinal, as pessoas tendem a confiar com mais facilidade na opinião de pessoas próximas a elas. Então, fidelizar pacientes gera receita para sua clínica, o que resulta em outros benefícios, que vamos falar a seguir.

Benefícios da fidelização

Como falamos, fidelizar pacientes impacta bastante na saúde financeira da clínica, pois além de terem pessoas que sempre frequentam o local, elas ainda podem indicar outros pacientes.

Sua clínica médica pode fazer muitas coisas com um capital maior em mãos. Aliás, é possível pensar em expandir suas atividades, investir em treinamento de funcionários, melhorar estrutura e assim se destacar no mercado.

Tudo isso é essencial pois, sem investimentos, o futuro do seu negócio fica incerto e o médico pode até mesmo acabar obrigado a  fechar as portas da clínica por falta de pacientes.

Certamente, um local com profissionais capacitados, com o uso de técnicas modernas e uma estrutura confortável tem muito mais facilidade para fidelizar pacientes.

Isso faz com que a clínica ganhe destaque e se mantenha atualizada. Outra grande vantagem de fidelizar pacientes: melhorar a relação entre o paciente e o médico. 

Dicas de como fidelizar pacientes na clínica 

Agora vamos falar sobre como o marketing pode ajudar as clínicas a fidelizar pacientes e aumentar o faturamento.

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1. Tenha estratégias de marketing de conteúdo

Se você já pesquisou sobre marketing, já deve ter escutado falar em marketing de conteúdo para médicos. Mas como isso pode funcionar para clínicas médicas?

Resumidamente, essa técnica engloba a criação e divulgação de um conteúdo de valor, ou seja, um cliente vai pesquisar sobre algo relacionado ao seu trabalho, e acaba encontrando o seu conteúdo.

Essa é uma estratégia excelente para fidelizar pacientes, pois garante muita credibilidade para a clínica, mostrando o conhecimento sobre o assunto. Porém, essa não é uma técnica que traz resultado do dia para noite.

É fundamental produzir conteúdos de forma consistente, e isso pode ser feito através de blogs, redes sociais, webinars, entre. É preciso ter paciência, pois os mecanismos de busca precisam “entender” que você é uma autoridade no assunto e assim começar a sua divulgação.

Entretanto, é uma forma de marketing digital para médicos de suma importância para quem quer se destacar nesse mundo cada vez mais conectado. Esse relatório o relatório Digital 2020: Global Digital Overview, mostrou que a média global de tempo de uso da internet é de 6 horas e 43 minutos por dia.

2. Use o e-mail marketing para fidelizar pacientes

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Muita gente acredita que o e-mail não é uma forma eficiente de fidelizar pacientes, mas isso não é verdade. Se você usar essa estratégia com sabedoria, pode ser uma excelente aliada.

É importante entender que essa forma de comunicação deve ser baseada em relacionamento, e não em intromissão. Ou seja, o seu paciente vai se interessar em abrir o e-mail porque já te conhece e o assunto pode ser relevante para ele.

Então, a primeira coisa é ter a permissão desse paciente para enviar as mensagens e garantir que ele tenha boas lembranças do atendimento que recebeu na clínica.

Por isso, essa é uma técnica de marketing médico que precisa ser feita com muito cuidado, porque é preciso parecer que o médico está falando exclusivamente com um paciente, como se o e-mail fosse escrito diretamente para aquela pessoa e não para uma massa de pacientes.

Então, o e-mail marketing médico pode ser uma boa forma de divulgar dicas para melhorar a vida dos pacientes, com poucos parágrafos, com temas relevantes e recorrentes dentro da clínica.

Usar o e-mail marketing pode ser também uma forma de sempre estar na mente das pessoas, tornando a fidelização ainda mais fácil, já que seu paciente se sentirá privilegiado em sempre receber informações importantes, que podem ajudar na qualidade de vida dele.

3. O inbound marketing para médicos

Como falamos no marketing de conteúdo, hoje em dia, antes de marcar uma consulta, provavelmente o seu paciente irá buscar na internet informações sobre a clínica.

Nesse sentido, o inbound marketing para médicos se baseia na atração de potenciais pacientes, entregando um material rico relevante em troca de seus dados.

Pode ser um caminho demorado, porém, ele é assertivo, já que depois de ter os dados do cliente, você pode nutrir e manter um relacionamento com o paciente, além de gerar conexão e confiança, o que aumenta as chances de fidelizá-lo. 

Queremos ressaltar, que além destas técnicas, é fundamental para a clínica ter sempre um excelente atendimento, evitar os atrasos e priorizar um ambiente agradável, onde os pacientes se sintam acolhidos.

Quando pensamos em crescimento de uma clínica médica, fidelizar pacientes precisa ser uma prioridade.

Para isso, além do que é “comum” como por exemplo ter um bom atendimento e um ambiente agradável, hoje em dia podemos contar com técnicas de marketing para clínicas, que certamente farão grande diferença nessa fidelização.

Entretanto, elas precisam ser usadas de forma inteligente, para que o resultado seja realmente positivo na fidelização dos pacientes, e você pode conseguir isso, contando com a ajuda de especialistas.

Então, se quiser saber mais sobre como fazer o uso destas e outras técnicas de marketing médico, conheça as soluções da Retriever Digital e aproveite todas as ferramentas disponíveis para fidelizar pacientes.

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!