AGÊNCIA DE MARKETING MÉDICO

8 dicas para ter melhores resultados na clínica médica

Em busca de melhores resultados na clínica médica, muitos médicos buscam estratégias de marketing médico que alavanquem o seu negócio e tornem a concorrência ainda mais acirrada. 

A competitividade sempre foi uma questão a ser considerada para a área médica. E, mesmo diante do cenário de crise que o país enfrenta, o setor é um dos que mais cresceu nos últimos anos.

Hoje, nota-se um número elevado de novas clínicas abrindo, e isso irá exigir uma excelência no serviço crescente que passe a abranger desde a experiência do paciente ao gerenciamento das finanças. 

Diante da importância do assunto, elaboramos um conteúdo com algumas dicas que podem ajudar a ter melhores resultados na clínica médica. Confira. 

8 dicas para ter melhores resultados na clínica médica

Conhecendo as dificuldades que envolvem o funcionamento de uma clínica, podemos pensar em alguns pontos que são bem importantes para a excelência do serviço, e podem impactar tanto positivamente quanto negativamente. 

E conforme analisado, confira as seguintes dicas para ter melhores resultados na clínica médica

1. Entenda melhor as finanças 

melhores resultados na clínica médica

Em primeiro lugar, é imprescindível que o gestor de qualquer tipo de negócio entenda sobre finanças. Principalmente, no setor de saúde que movimenta um volume monetário bem grande anualmente. 

Por isso, saber efetuar o planejamento financeiro é de fato o primeiro passo para se obter melhores resultados na clínica médica e passar a controlar de forma muito mais equilibrada o dinheiro da empresa. 

Através de conhecimento financeiro, o gestor se torna capaz de compreender melhor o fluxo de entrada e saída de sua clínica, passa a investir de maneira adequada e aplicar os recursos de forma mais inteligente. 

Definitivamente, essa é uma das dicas mais importantes para ter melhores resultados na clínica médica. E hoje em dia é possível buscar conhecimento de inúmeras formas, entre as mais comuns temos vídeos, workshops, livros, consultorias, além de outros. 

2. Reduzir os gastos de forma estratégica

Agora que já compreende a importância de entender sobre finanças e já buscou conhecimento, chegou o momento de passar a controlar os seus gastos, para a partir daí achar meios de reduzir os gastos. 

Em primeiro lugar, é necessário conhecer e anotar todas as despesas, se você quer ter melhores resultados na clínica médica. Neste caso, uma ótima estratégia é efetuar o controle através de planilhas.

Dessa forma, separe as despesas por categorias e faça o registro de todas as movimentações que ocorrerem por período, isso irá ajudar muito e seu contador ficará feliz. 

Apenas com esse controle, será possível compreender para onde o dinheiro está indo. E a partir da planilha, passar a reduzir os gastos de forma estratégica. 

3. Focar na experiência do paciente

melhores resultados na clínica médica

Após conseguir alinhar as questões financeiras da clínica, chegou o momento de focar no que importa, que é a experiência do paciente para ter melhores resultados na clínica médica 

Vale lembrar que a fidelização de um paciente, é um fator ligado diretamente na rentabilidade da clínica. Por isso, essa etapa é tão importante e não pode ser deixada de lado. 

Desde a chegada do paciente, tudo deve estar voltado para captar a sua atenção e gerar a melhor experiência possível. Desta forma, dividimos esta dica em alguns tópicos, como você pode ver a seguir. 

Chegada

Recepção da clínica

A recepção é o primeiro espaço que o paciente percebe. Ela diz muito sobre a clínica em geral e pode proporcionar um fator positivo ou negativo para o restante da sua experiência. 

Deste modo, ter uma recepção organizada, limpa, com atendentes devidamente treinados que ofereçam um tratamento humanizado ajuda a quebrar o gelo inicial. 

Espera

Torne a espera mais confortável e menos demorada

Assim que o paciente passa pelo atendimento, ele precisa ter um local adequado para esperar. Por isso, fornecer um ambiente com cadeiras confortáveis, revistas, televisão ou música, água, café e biscoitos são coisas que tornam a experiência mais agradável. 

Apesar de confortável, o paciente não deve ficar esperando muito tempo para o atendimento. Então, optar por atendimento previamente agendado é apenas um dos meios de tornar a espera menor. 

Procure fornecer aos médicos agenda detalhada e digital, devidamente controlada pela secretária. Estes são exemplos de coisas que agilizam o atendimento médico e tornam essa experiência extremamente positiva e consequentemente, ajudam a ter melhores resultados na clínica médica. 

Partida 

Facilitar agendamentos e dar todas as orientações necessárias

Por fim, quando o paciente termina de ser atendido, chega o momento de fidelizar a boa experiência com os atendentes da recepção e, dessa forma, ter melhores resultados na clínica médica. 

Esses, por sua vez, devem estar treinados e dispostos a tirarem todas as dúvidas dos pacientes, bem como orientar sobre endereços e locais como laboratórios, por exemplo.

Também é papel dos atendentes, realizar o agendamento de retorno de modo que se encaixe na agenda do médico e do paciente. Esta também é uma forma de garantir que o paciente retorne à clínica o quanto antes.

4. Ofereça treinamentos para a secretária

Tendo em vista que o início da experiência do paciente ocorre na recepção ou no primeiro contato via telefone ou mensagem, é imprescindível que seja feito um treinamento adequado com a pessoa responsável, ou seja, a secretária. 

Como geralmente é ela que marca horários, anota recados e afins, é  importante deixá-la sempre inteirada das novidades, sejam eles, novos procedimentos, novos exames, programas e tudo mais que possa afetar diretamente na qualidade de atendimento e a ter melhores resultados na clínica médica. 

Vale ressaltar, que uma secretária bem treinada consegue converter um potencial cliente para um paciente de fato. Pois, através de uma comunicação rápida e eficaz, a experiência dele já começa ,mesmo antes da primeira visita. 

5. Criar estratégias de fidelização de pacientes

Para poder fidelizar um paciente, é necessário criar algumas estratégias bem simples e traçar alguns padrões com seus colaboradores que consistam sempre no mesmo resultado. 

Primeiramente, a fidelização nada mais é do que tornar o paciente fiel ao seu serviço, fazendo com que ele retorne sempre que precisar.

Além disso, o paciente fidelizado consegue fazer um marketing boca a boca extremamente eficaz aos seus conhecidos, trazendo, muitas vezes, ainda mais pacientes. 

Agora, para passar a fidelizar o maior número de pacientes possíveis, é importante se atentar a alguns pontos bem importantes se você quiser ter melhores resultados na clínica médica. 

  • Boa infraestrutura da clínica: esse é um dos pontos mais observados pelos pacientes. Por isso, é importante manter a clínica sempre organizada, tranquila, limpa e abastecida de insumos (água e café). Os pequenos reparos também precisam estar em dia, como luzes queimadas, ar ambiente funcionando, televisão, pintura interna e externa;
  • Funcionamento dos equipamentos: a última coisa que o paciente quer é ter seu exame ou consulta desmarcada ou atrasada devido a um equipamento funcionando mal. Então, é importante manter as manutenções preventivas em dia e procurar resolver problemas mais sérios o mais rápido possível;
  • Faça confirmações: é muito comum um paciente esquecer da consulta e acabar faltando, gerando vários inconvenientes, tanto para o médico que o aguarda, quanto para o paciente. Então, o simples fato de ligar confirmando a consulta alguns dias antes, já demonstra zelo e atenção quanto à agenda do paciente;
  • Bom atendimento sempre: indiferente de qual seja a situação. Os colaboradores devem ser respeitosos e treinados para fornecer o melhor serviço possível. 

Deste modo, se percebe a importância do treinamento pessoal, e também a criação de padrões para o atendimento. 

6. Potencializar o boca-a-boca

Tendo em vista o mundo digitalizado em que vivemos hoje, é muito comum compartilharmos experiências com as demais pessoas na web de serviços ou produtos que gostamos ou não. 

Sendo assim, é importante entender que a excelência do atendimento pode trazer retornos significativos para a clínica, após experiências agradáveis dos pacientes. Inclusive, uma recomendação ruim é uma impressão muito difícil de ser esquecida.  

7. Investir em marketing médico 

Se tem uma coisa que não podemos negar é que todo médico que quer ter sucesso profissional precisa focar no seu próprio marketing. 

Através do marketing médico é possível obter melhores resultados na clínica médica. Como, por exemplo: 

  • Atração de novos pacientes: através do marketing médico, sua clínica será mais visível para seu público-alvo, potencializando a obtenção de novos pacientes. 
  • Geração de novas consultas: com novos pacientes, as chances de novas consultas só aumentam conforme a visibilidade da clínica cresce. 
  • Criação de autoridade e confiabilidade profissional: a clínica passará a atuar como autoridade no ramo, vista acima das concorrentes. 
  • Reconhecimento da clínica: por fim, a clínica passará a ser vista com destaque, devido ao atendimento de excelência e experiências positivas. Que somadas, com as indicações dos pacientes, só corrobora com a fama e qualidade do local. 

8. Forneça diversas formas de contato

Outro ponto que favorece a experiência do paciente e te ajuda a ter melhores resultados na clínica médica, é fornecer diversas formas de contato com a clínica. Atualmente, os mais comuns são telefone, e-mail, redes sociais e WhatsApp

Porém, dependendo do fluxo do seu consultório, é importante que tenha sempre um colaborador fixo atuando exclusivamente no atendimento de ligações e mensagens. Pois, para o paciente é muito frustrante tentar contato com um local e não conseguir resposta. 

Por fim, sempre forneça os números e contas de e-mails para que os pacientes, tenham sempre os contatos disponíveis. Isso ajuda até mesmo na indicação boca-a-boca e contribui para alcançar melhores resultados na clínica médica. 

A importância da excelência no atendimento

melhores resultados na clínica médica

Após todas essas dicas para ter melhores resultados na clínica médica, podemos perceber que a excelência de atendimento pode proporcionar uma experiência única e positiva aos pacientes.

Estes por sua vez, podem compartilhar a experiência com outras pessoas, e indicar os serviços da clínica, aumentando o funil de potenciais pacientes. 

Vimos também dois pontos extremamente importantes que afetam diretamente na excelência de atendimento e retorno de pacientes: o treinamento da secretária e o marketing médico. 

Sem esses dois, é quase que impossível obter melhores resultados na clínica médica. E para que você não fique na mão, saiba que a Retriever Digital está preparada para te ajudar. 

A Retriever Digital é uma agência especializada em marketing médico, que oferece as melhores estratégias para o seu negócio e ainda ajuda a treinar a secretária para captar ainda mais pacientes. 

Com a Retriever Digital, é possível somar o útil ao agradável, potencializando sua imagem digital com o marketing médico e treinando seus colaboradores para captar todos os pacientes que chegarem e com isso, ter melhores resultados na clínica médica.

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Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!