importância do marketing médico

Importância do marketing médico: confira 6 benefícios

por

em

A importância do marketing médico é evidente. O marketing é uma estratégia essencial em qualquer empresa, inclusive na área da saúde. Seu principal objetivo é a divulgação e o fortalecimento, seja de um produto ou serviço. Assim, é possível otimizar os serviços, conquistar pacientes e conseguir destaque no mercado concorrido.

Dessa forma, é possível usar essa estratégia também na área médica, mesmo que seja preciso um cuidado para que os princípios éticos não fiquem de lado.

Veja a importância do marketing médico e descubra como usá-lo a seu favor!

O que é marketing médico?

 O marketing digital para médicos é uma série de ações com o objetivo de melhorar a visão das pessoas acerca do serviço, assim como conscientizar sobre algum aspecto e até mesmo conquistar mais pacientes.

Assim, a importância do marketing médico fica clara: ele é um importante aliado para o destaque profissional e para lidar com a concorrência em um campo disputado hoje em dia.

importância do marketing médico

Qual a importância do marketing médico?

Assim como em outras áreas do mercado, a fidelização de pacientes é um ponto importante para se destacar e ter seus esforços reconhecidos. Para chegar a esse objetivo, é preciso atrair seu público alvo, por isso a importância do marketing médico.

Por isso, essa é uma função essencial para os médicos, que têm cada vez mais concorrência nesta área. O número de médicos cresce com o passar do tempo, o que aumenta a competitividade.

Por isso, é importante divulgar o seu trabalho nas redes sociais para conseguir mais destaque e um maior número de pacientes, de acordo com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina.

O maior objetivo de clínicas médicas hoje em dia é a fidelização do paciente. O que significa menores investimentos em prospecção e maior em atendimento, qualidade do serviço e pós-atendimento, para que o paciente seja fidelizado.

Como fazer marketing médico com sucesso

É preciso seguir alguns passos básicos em qualquer meio de marketing, o que inclui também as estratégias de marketing médico. Por isso, veja o passo a passo e qual a importância do marketing médico na prática.

Em primeiro lugar defina os objetivos

Além do objetivo mais óbvio, de atrair pacientes, existem diversas outras funções para o marketing e vários objetivos.

Dessa forma, você pode propor algumas metas, como: atrair mais pacientes, ganhar destaque em sua área, fidelizar os pacientes que possui, criar uma campanha de conscientização, se destacar como autoridade em alguma área, entre vários outros objetivos.

Não importa qual seja o objetivo, é importante ter esse ponto claro antes de passar para a segunda etapa da execução de sua campanha de marketing médico.

Escolha bem suas estratégias 

Outro ponto importante, além de definir seus objetivos, é escolher uma estratégia para alcançá-los. Existem vários meios à disposição, o que pode ser um pouco confuso, em especial se for a sua primeira vez. 

Por isso, é importante entender o que significa uma estratégia, para definir qual se adéqua melhor. Além disso, existe uma diferença entre os meios do marketing convencional e marketing digital. Este possui diversas métricas e é capaz de avaliar o retorno da campanha.

Procure profissionais capacitados para te auxiliar

Existem profissionais de diversas áreas de atuação no mercado, o que inclui os profissionais de marketing. Quem atua nesta área estudou muito e pode te aconselhar nos melhores caminhos para uma campanha bem-sucedida para o seu objetivo.

Dessa forma, tenha certeza de procurar por bons profissionais para te auxiliar, essa é uma das principais etapas de toda campanha.

Procure observar os resultados

Por último, é importante observar as métricas e acompanhar de perto todos os resultados de uma campanha. Assim você consegue definir se a abordagem foi bem sucedida. Além de saber o que precisa mudar e quais aspectos podem ser otimizados.

Por isso é essencial adotar o marketing digital, pois ele permite ver diversas métricas e ter um feedback sobre os aspectos de uma campanha.

Além disso, os profissionais que te auxiliam nessa tarefa devem ser capacitados para observar e analisar todas as métricas que envolvem o seu objetivo.

A importância do marketing médico

importância do marketing médico

Existem alguns pontos principais que elucidam importância do marketing médico e por que é essencial contar com esse auxílio em sua prática. Veja mais:

  • Atrair pacientes para seu consultório;
  • Gerar novas consultas, e como consequência, receita;
  • Ganhar destaque em sua área de prática;
  • Fidelizar os seus pacientes;
  • Fazer com que seu escritório seja destaque na área;
  • Ser uma referência em sua área de atuação.

O que diz o Manual de Publicidade Médica do CFM sobre a importância do marketing médico?

No entanto, apesar da grande importância do marketing médico, a área da saúde possui características diferentes de outras áreas do mercado. Isso, pois envolve a saúde e dados sensíveis das pessoas.

Portanto, as regras para a publicidade são diferentes. É essencial seguir as regras do Manual de Publicidade Médica, proposto pelo próprio Conselho Federal de Medicina. Por isso, separamos alguns tópicos para se atentar ao fazer publicidade:

  • “Art. 5º Nos anúncios de clínicas, hospitais, casas de saúde, entidades de prestação de assistência médica e outras instituições de saúde deverão constar, sempre, o nome do diretor técnico médico e sua inscrição no Conselho Regional em cuja jurisdição se localize o estabelecimento de saúde.”
  • “Art. 8º O médico pode, utilizando qualquer meio de divulgação leiga, prestar informações, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos médicos de fins estritamente educativos.”

Assim, antes de definir o meio e a sua campanha, verifique se ela está alinhada às regras do CFM.

Além disso, há algumas regras principais para uma campanha de marketing médico bem sucedida e conforme as regras do conselho. Veja as ações proibidas em uma campanha:

  • fazer propagandas e mostrar resultados enganosos no marketing digital para médicos;
  • mostrar fotos de pacientes em antes e depois;
  • fazer promessas de resultados.

Conclusão

Procurar sobre a importância do marketing médico e tomar a decisão de investir nesse aspecto em sua clínica ou consultório é um passo essencial rumo ao sucesso profissional.

Assim, se o trabalho for feito da maneira correta, você terá ótimos resultados em sua prática e seu dia a dia. O mercado está cada vez mais cheio, por isso é importante sempre contar com alguma vantagem competitiva. 

O marketing pode te ajudar a conseguir essa vantagem, por meio da inovação e da internet, por exemplo, no marketing digital. 

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!