AGÊNCIA DE MARKETING MÉDICO

Precisa de marketing médico?

Entre em contato pelo telefone ou WhatsApp e solicite um orçamento.

MARKETING MÉDICO

Marketing médico: atraindo pacientes através de uma estratégia digital

Em um contexto geral, os pacientes buscam os médicos. E por muito tempo, os médicos não precisavam buscar pacientes, eles cuidavam de todo um grupo de família e amigos e sempre tinha trabalho disponível.

Já faz tempo que a presença digital deixou de ser uma opção e se tornou quase que uma obrigatoriedade quando falamos de negócios. Com o aumento do número de profissionais de medicina e a criação de diversas especialidades, os médicos precisam atrair mais pacientes que necessitam de atendimento.

A partir daí, devem enxergar os seus pacientes como clientes. E com isso, entender da importância do marketing médico para conseguir conquistar esses pacientes. No entanto, isso ocorre quando se cria uma conexão com eles melhor do que outros profissionais da mesma área. E além de conquistar, é preciso também reter e fidelizá-los.

Muitos destes pacientes têm hábito de pesquisar sobre produtos e serviços em sites de busca e isso se estende também para essa a área da saúde. Assim, as pesquisas acabam se tornando uma ótima oportunidade de visibilidade se você estiver bem posicionado e se tornar relevante nas redes sociais e obter melhores resultados.

Mas qual a forma correta e ética de fazer marketing médico? Como usar as plataformas digitais que a internet coloca à nossa disposição como ferramentas que trazem resultados positivos para as clínicas médicas?

Todas essas perguntas são respondidas com estratégias de marketing digital médico. Te explicamos melhor nos tópicos a seguir. Acompanhe!

O que é marketing médico?

marketing médico

Podemos definir o marketing para médico como um conjunto de ações e estratégias que buscam potencializar a visibilidade de um profissional específico ou empresa do segmento médico nas plataformas digitais, atraindo assim novos pacientes e potencializando o seu faturamento.

Ou seja, o marketing médico é a estratégia que visa destacar o seu potencial no mercado e melhorar a percepção do público sobre os serviços oferecidos no seu consultório através do compartilhamento de informações.

Com ele, também é possível ampliar a sua visibilidade em uma especialidade, por exemplo, se tornar referência no assunto e se tornar autoridade naquela modalidade.

Neste momento, você já deve ter notado que, em resumo, marketing digital para médicos é tudo o que um profissional da saúde precisa para atrair novos e fidelizar pacientes atuais através de estratégias inteligentes e bem feitas.

Marketing de conteúdotráfego pagoredes sociais e inbound marketing são apenas algumas das ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar seus objetivos. E as vantagens vão muito além disso.

Por que o marketing médico é importante?

As mídias sociais e os aplicativos facilitam muito a vida do paciente na hora de buscar um profissional. Agora eles têm acesso a muito mais ferramentas para encontrar o que precisam através do marketing médico.

Assim como também o profissional da área da saúde possui muito mais facilidade para expor o seu trabalho, mas para isso ele precisa entender sobre, e utilizar bem essas ferramentas ao seu favor.

As ações de marketing digital para médicos conseguem conectar o cliente ao profissional. Eles podem interagir, fazer avaliações e indicações.

Em contrapartida, os médicos que recebem essas recomendações podem chamar mais atenção de outras pessoas e fidelizar pacientes. Essa transformação digital se tornou muito benéfica para o profissional de saúde que sabe aproveitá-la.

marketing digital para médico se tornou um excelente meio de atrair novos clientes, fidelizar os antigos e até mesmo de ampliar o faturamento.

Abaixo estão alguns dos principais motivos para investir em estratégias de marketing médico na sua clínica.

  • Propõe acesso à informação de qualidade
  • Conscientiza sobre cuidados com a saúde
  • Atrai novos pacientes e desperta confiança
  • Fideliza e gera indicações
  • Incentiva o acompanhamento médico

Talvez você ainda esteja se perguntando se isso tudo não passa de publicidade e autopromoção.

Mas a verdade é que muito mais do que estratégias para atrair novos pacientes, é preciso pensar na experiência como um todo com estratégias de marketing digital para médico: criar ações de  que visem aumentar a satisfação dos pacientes com o seu serviço e assim, fazer com que voltem sempre.

Isso tudo também é marketing para médico!

Hoje, tudo é experiência. Se você souber aproveitar as redes sociais, por exemplo, para gerar imagem de confiança, melhorar a percepção do seu serviço com os pacientes e somar isso a um atendimento agradável, com processos burocráticos e sem complicações, a probabilidade dessa pessoa voltar será, com toda certeza, muito maior.

Desta maneira, o marketing médico é fundamental para estreitar a conexão entre profissionais da saúde e pacientes e criar um relacionamento duradouro dentro e fora dos consultórios.

Como fazer Marketing para Médicos e conquistar mais pacientes

marketing médico

O objetivo de um consultório ou clínica médica é oferecer serviços de qualidade. Mas, para que isso aconteça, ela precisa atrair pacientes que irão receber esses serviços, por isso, é fundamental aplicar estratégias de marketing para médicos que sejam eficazes para atração e retenção de pacientes.

Aprenda agora 10 maneiras de atrair pacientes para o seu consultório ou clínica médica. através do marketing digital para médicos.

Conheça os seus pacientes e as suas necessidades

Antes de investir em um novo bem ou serviço para uma localidade, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para as ações de marketing médico. Através dela você vai avaliar a viabilidade do seu negócio e conhecer exatamente quem é o seu cliente ou paciente.

É muito importante identificar quem é o seu cliente ideal, ou seja, a sua persona, porque é a partir dela que tudo vai acontecer em suas estratégias de marketing digital para médicos. É preciso conhecer as necessidades, as dores, os desejos e as expectativas dessas pessoas.

Como resultado, você será capaz de oferecer exatamente o serviço esperado pela sua persona. Dessa forma, as chances de sucesso ao atrair e fidelizar pacientes se tornam muito maiores.

É possível conhecer essas informações também através das redes sociais. Quando você faz um perfil profissional para a sua clínica ou consultório, você passa a ter acesso às principais características dos seus seguidores.

O próprio aplicativo oferece essas informações, sem contar que você pode conhecer mais através das interações e definir seu plano de ações de marketing para médico.

Conquiste a confiança do paciente

Criar confiança é o principal requisito para conseguir pacientes por meio do marketing médico. Para isso, é preciso enfatizar suas altas qualificações na área de especialização, além de informar a respeito da tecnologia de ponta utilizada pela sua equipe.

Ter um site e fazer anúncios que informem sobre serviços e carreira são ótimas formas de adquirir a confiança do paciente. Todos esses fatores farão que o paciente desenvolva confiança no serviço prestado por você.

Construa a sua reputação

Para a maioria dos pacientes, ir a um consultório ou clínica médica não é uma tarefa agradável. A confiança na equipe é um dos fatores mais importantes utilizados pelos pacientes na hora de escolher onde ir.

Por isso, é tão importante que a equipe seja renomada e empática para conseguir atrair mais pacientes através do marketing médico. Para o cliente, isso parece ser mais próxima ao paciente, mais atenta às suas necessidades e proporciona um melhor tratamento.

Inclusive, tenha certeza que a sua equipe mantém um relacionamento humanizado com os pacientes, desperta confiança e possui uma boa reputação, pois, isso prontamente os atrairá.

Esse relacionamento pode ser construído também pelas redes sociais ou através de e-mails, utilizando técnicas de marketing para médicos. Tem pessoas que só se informam sobre serviços médicos pela internet e se a sua equipe tiver uma boa reputação online, com certeza você vai atrair e fidelizar um grande número de pacientes.

Garanta a satisfação do paciente

Para conseguir fidelizar o cliente, e ainda ganhar novas indicações, é fundamental garantir a satisfação do paciente.

E para isso, a etapa de construção da persona é uma das ações de marketing digital para médicos e deve ser muito bem feita, porque é através dela que se conhece com detalhes todas as necessidades e desejos do paciente, em relação ao seu atendimento.

Com esse conhecimento, cada etapa da experiência do paciente pode ser cuidadosamente definida. E o primeiro passo para que isso aconteça é promover uma atmosfera positiva entre a equipe e os pacientes.

A partir daí, todo o atendimento é direcionado para superar as expectativas de cada cliente e garantir a sua satisfação.

Aposte na tecnologia para a clínica

É importante estar sempre apresentando os serviços prestados, suas habilidade e tecnologia inovadora utilizada por meio do marketing médico.

Os pacientes se encantam com a tecnologia, além de facilitar muito o trabalho da sua equipe e promover a produtividade. Para isso, busque softwares médicos desenvolvidos para consultórios e clínicas.

A qualidade do atendimento médico é um dos principais fatores para se destacar diante da competitividade do mercado. Pacientes satisfeitos retornam e ainda fazem indicação.

Possuir um sistema de qualidade que facilita e agiliza o trabalho e ajuda a oferecer o melhor atendimento para os seus pacientes será percebido e valorizado por eles.

Inspire confiança nos pacientes e faça da sua clínica um local confortável

Inspire confiança nos seus pacientes. A cada conversa e explicação, mostre que você tem certeza do que está dizendo. Não basta ser bom, é preciso mostrar aos clientes que você é.

A partir do momento que eles confiam em você, tudo aquilo que você propor será aceito como uma verdade, inclusive quando houver divergência com outros profissionais.

Além disso, transforme a sua clínica em um local confortável. As pessoas não se sentem bem em um ambiente de clínica ou hospital, e nem retornam a lugares que as fazem sentir desconfortáveis.

Por isso, faça a sua decoração como se estivesse na sala de casa, e treine a sua equipe para tratar bem os pacientes e também uns aos outros.

Atraia pacientes da forma mais eficaz

Para atrair e atenção dos seus pacientes, ofereça iscas, por meio de estratégias de marketing médico, que ajudarão a fortalecer a sua posição no mercado. Por exemplo, crie folhetos informativos, repletos de informações relevantes para ele, e que sejam distribuídos gratuitamente.

Outra estratégia de marketing para médicos é fornecer tutoriais gratuitos em seu canal do Youtube. A melhor maneira de criar estratégias eficazes para atrair clientes é utilizando a internet, em especial, as redes sociais.

Mas para que realmente dê certo, essas táticas de marketing digital para médico precisam ser elaboradas e executadas por profissionais capacitados que são especialistas em marketing médico. Esses profissionais alcançam resultados positivos sem ferir as regras do CFM.

Quais os objetivos do Marketing Médico na Retriever Digital?​

marketing médico

Se você acha que criar uma conta no Instagram, por exemplo, e publicar um post por dia configura marketing médico, temos más notícias: um post sem estratégia, é só um post. É preciso pensar no todo e conectar todos os pontos possíveis.

O ideal é contratar profissionais capacitados e uma agência de marketing médico especializada para garantir que a estratégia seja a mais assertiva possível e que você obtenha os resultados desejados.

Entre os principais objetivos da Retriever Digital estão:

  • Fortalecer a marca da sua clínica;
  • Atrair mais pacientes;
  • Cria relacionamento entre profissional e paciente;
  • Engajar seus pacientes com a clínica;
  • Fortalecer sua reputação;
  • Criar autoridade para você em sua especialidade;
  • Fidelizar os atuais pacientes;
  • Fazer sua clínica ser referência;
  • Melhorar o faturamento do seu consultório;
  • Criar mais valor para seus atendimentos.

Conheça a Retriever Digital, agência de marketing médico, e tenha melhores resultados para sua clínica!

Cuidado com as regras do CFM

É importante destacar também que existem várias determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM) que devem ser seguidas para que o marketing médico seja pautado em credibilidade do profissional e a segurança dos pacientes.

O objetivo das regulamentações do CFM é garantir que a publicidade médica seja feita com caráter informativo e educativo. O principal foco deve ser o esclarecimento sobre doenças e outras questões de saúde, com base em conteúdo cientificamente comprovado.

Separamos algumas práticas que merecem atenção nas ações de marketing médico e que são proibidas nas comunicações de profissionais da medicina. É proibido:

  1. Anunciar que trata de sistemas orgânicos, órgãos ou doenças específicas quando não for especialista, por induzir a confusão com divulgação de especialidade;
  2. É proibido anunciar aparelhagem para atribuir capacidade privilegiada ao profissional  em suas ações de marketing médico;
  3. Participar de anúncios de empresas ou produtos ligados à Medicina, dispositivo este que alcança, inclusive, as entidades sindicais ou associativas médicas;
  4. Permitir que seu nome seja incluído em propaganda enganosa de qualquer natureza;
  5. Permitir que seu nome circule em qualquer mídia, inclusive na internet, em matérias sem teor científico;
  6. Usar expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
  7. Sugerir que o serviço médico ou o médico é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde;
  8. Assegurar ao paciente ou a seus familiares a garantia de resultados;
  9. Apresentar de formas abusivas, enganosas ou assustadoras representações visuais das alterações do corpo humano causadas por doenças ou lesões, todo uso de imagem no marketing médico deve enfatizar apenas a assistência;
  10. Divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços;
  11. Divulgar imagens de antes e depois de pacientes, mesmo com o consentimento deles, já que este tipo de material pode gerar uma expectativa irreal no paciente para chegar a um resultado específico, o que é inviável na medicina.
  12. Publicar fotos em salas cirúrgicas, tirar selfies com pacientes ou em local de trabalho também é estritamente proibido no marketing médico. Com cautela, o profissional pode publicar em suas redes fotos com equipe de trabalho ou em seu escritório/espaço de atendimento, desde que não exponha pacientes ou qualquer outro elemento que possa identificar algum paciente e desde que não caracterize sensacionalismo ou autopromoção.
  13. Realizar consultas por comentários ou chats virtuais. É permitido fazer comentários gerais sobre doenças, mas não pode acontecer uma consulta, diagnóstico ou prescrição através de redes sociais. Neste caso, o profissional deve incentivar que os seguidores/público procurem sempre atendimento especializado.

Quer saber mais? Baixe o nosso e-Book completo sobre o assunto!

Principais estratégias de marketing para clínicas médicas

marketing médico

O marketing digital para médicos é capaz de alcançar um grande número de pessoas, incluindo potenciais pacientes, e para isso, existem inúmeras estratégias disponíveis. Cada canal utilizado pode atrair um público diferente. Por isso, é muito importante entender como cada um deles funciona e qual o impacto que ele pode causar nos planos da sua clínica.

O marketing médico tem se destacado por diversos motivos. Um deles é a evolução da inteligência artificial, que ajuda a criar novas possibilidades e a inovar cada vez mais no ramo. Além disso, os custos são bem mais baixos que o modelo tradicional, o que faz com que muitas pessoas prefiram investir nele.

Mas, um dos motivos mais relevantes para investir em marketing para médico, é o fato de se conseguir medir o impacto das ações e de cada anúncio veiculado nos mais diferentes canais.

Essa medição é feita através dos dados disponibilizados pelas plataformas, que ajuda a segmentar o público, e consequentemente a tornar a estratégia mais eficiente.

Contar com uma agência de marketing médico, pode ser a melhor opção para ter mais resultados nas suas ações. Conheça agora os principais caminhos para investir em marketing digital para médico e conquistar mais pacientes.

Marketing de conteúdo

Com o marketing de conteúdo em suas estratégias de marketing médico, a clínica consegue ajudar o seu público-alvo a resolver seus problemas e ainda virar uma autoridade.

Isso acontece porque essa é uma estratégia de marketing para médicos focada na criação e distribuição de conteúdo relevante (como artigos, e-books, e posts nas redes sociais). E tudo isso sem promover a marca.

Branding

Branding são as ações de marketing médico alinhadas ao posicionamento, ao propósito e aos valores da marca.Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões que serão definitivas para que o paciente escolha a sua marca quando for decidir pela compra de um produto ou pela contratação de um serviço.

Redes Sociais

Quase todo mundo utiliza redes sociais. O que nem todo mundo sabe é que elas podem ser utilizadas como ferramentas de promoção de uma clínica e divulgação de produtos ou serviços. Através do marketing médico nas redes sociais, as marcas têm a oportunidade de mostrar seus conceitos e valores.

SEO – Search Engine Optimization

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa Otimização para mecanismos de buscas. São técnicas de marketing para médico usadas para otimizar sites, blogs e páginas na web.

O objetivo é alcançar bons rankings orgânicos, o que gera tráfego e, também fazer com que o profissional ou empresa se tornem autoridade no seu ramo.

Inbound Marketing

Trata-se de uma estratégia de marketing médico que funciona através da atração de potenciais clientes. Ao utilizar o Inbound Marketing, o cliente é quem fornece seus dados para a empresa, mas para que isso ocorra, são utilizadas estratégias como SEO e marketing de conteúdo. É um caminho mais demorado, porém, mais assertivo.

A clínica pode utilizar estratégias como SEO e marketing de conteúdo aliadas às demais ações de marketing médico. Com essa técnica, as pessoas fornecem o contato para a empresa.

A equipe de vendas precisa se estruturar para gerenciar e transformar esses leads em prospects, e posteriormente, em clientes. Esse processo tende a ser mais demorado, porém, como já existe uma relação entre o cliente e empresa no momento do contato inicial, ele tende a ser mais assertivo.

Tráfego pago

Todo conteúdo postado na internet pode ser visto por outras pessoas de forma orgânica. Porém, o tráfego pago é uma forma de investimento em marketing digital para médicos que vai ajudar com que a sua marca fique em evidência e aumente a sua visibilidade de forma mais rápida.

Com isso, os resultados esperados através das estratégias de marketing digital são acelerados.

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e poderosa que ajuda os pacientes a localizarem seu consultório de forma ágil e rápida. Com as estratégias corretas de marketing médico, é possível posicionar sua clínica entre as primeiras opções nas buscas do Google  Maps de forma orgânica.

Seus pacientes poderão te encontrar com mais facilidade e agendas consultas rapidamente. Mantenha a ferramenta sempre atualizada e com as informações corretas sobre seu endereço, suas especialidades, entre outros.

Cuide do seu paciente, nós cuidamos do seu marketing

Especializados em Marketing Médico, nosso papel é te ajudar a criar autoridade nas redes sociais e fazer delas um canal de relacionamento que te aproxima dos seus atuais e futuros pacientes através de conteúdos qualificados que fazem sentido com o seu público.

Conte com quem entende de estratégia digital para fazer das redes sociais amigas da sua agenda de consultas e conquiste mais pacientes.

marketing médico

Precisa de marketing médico em BH?