Site no topo do Google

Site no topo do Google: 10 dicas para aplicar hoje mesmo

por

em

Colocar o seu site no topo do Google é uma das melhores maneiras para trazer destaque à página da sua clínica e assim ganhar mais visualizações. Mas, o que é preciso fazer para ficar bem ranqueado no buscador? 

Tendo em vista que o Google é uma das maiores empresas de serviços digitais do planeta e seu buscador é o mais utilizado na internet. É imprescindível que as empresas queiram estar bem ranqueadas com seu site no topo do Google, para que sejam encontradas pelas pessoas. 

Por mais que a grande renda do Google seja por venda de espaços publicitários, o que permite que qualquer empresa anuncie no buscador. A maioria das pessoas deseja, mesmo, aparecer de maneira orgânica, sem precisar investir em anúncio. 

Para fazer isso, é importante traçar algumas estratégias de marketing digital para médicos e fazer o uso de algumas práticas de SEO, que melhoram o posicionamento do site na lista de pesquisas. 

Considerando que você não saiba muito a respeito do tema, trouxemos algumas informações sobre os benefícios de estar na primeira página e dicas para colocar o site no topo do Google que vão te ajudar. Confira: 

Benefícios de aparecer na primeira página

Site no topo do Google

Aumento de conversões

Colocar o site no topo do Google e aparecer na primeira página vai aumentar as taxas de conversão de várias maneiras. Em primeiro lugar, torna seu link visível para mais internautas.

Isso faz com que mais visitantes cliquem no seu link e, consequentemente, visitem a página da sua clínica. 

Com o aumento de cliques e mais tempo gasto no site, o Google vê seu portal como uma autoridade a respeito das palavras-chave que foram utilizadas. 

Visibilidade

Aparecer na primeira página também garante que um tráfego de alta qualidade seja direcionado para o site da sua clínica, o que aumenta as chances de conversão de uma simples olhada para uma marcação de consulta. 

Isso também aumenta o reconhecimento da sua marca, expondo o nome da sua clínica aos pesquisadores que estão procurando pelo tema. 

Conhecimento da marca

A primeira página do Google aumenta a possibilidade dos compradores clicarem no seu site. Ter o site no topo do Google expõe o nome da sua marca, mesmo que um usuário não visite seu site.

É provável que os compradores se lembrem do nome da sua empresa se o encontrarem novamente no futuro. O efeito de exposição simples é um fenômeno psicológico no qual seu respeito por uma marca aumenta quanto mais você a vê.

Uma infinidade de estudos psicológicos apoia os fenômenos de mera exposição. Então, como isso afeta sua organização? 

Mesmo que alguém não visite seu site, o nome da marca se torna conhecido por eles e é provável que eles apoiem sua marca porque já a viram antes.

Por exemplo, se um colega disser que está pensando em usar seu serviço, ele estará mais inclinado a apoiar sua organização por ver o nome de sua marca nos resultados de pesquisa do Google.

Resumindo, ter o seu negócio na página 1 aumenta o número de visitantes do seu site e aumenta o reconhecimento da sua marca.

Credibilidade

Uma boa classificação da página permite que sua empresa apareça com autoridade. Os visitantes sabem imediatamente que o Google considera seu site altamente relevante para sua consulta de pesquisa e que sua oferta de produto ou serviço é confiável.

No Google, existem dois tipos de resultados de pesquisa: pagos e orgânicos. Vou dar-lhe uma breve introdução a estes.

Resultados de pesquisa pagos

São aqueles pelos quais você paga para obter uma posição de destaque nos resultados de pesquisa do Google. O benefício é que é uma abordagem simples para garantir que mais pessoas vejam o seu site.

No entanto, por se tratar de um anúncio, você perde a confiança em relação aos resultados da pesquisa orgânica.

Resultados de pesquisa orgânica

O Google escolhe os resultados de pesquisa orgânica para aparecer na primeira página, porque considera que eles incluem o conteúdo mais relevante e atualizado.

As organizações que dependem exclusivamente de anúncios pagos do Google ficam para trás em relação à concorrência em termos de visibilidade e reputação. Enquanto isso, as empresas que geram muito tráfego orgânico, ganham muita confiança de quem acessa.

As altas classificações orgânicas do mecanismo de pesquisa dão autoridade à sua empresa aos olhos do Google e de seus visitantes. Ele demonstra que seu site é altamente relevante para sua consulta de pesquisa e que é confiável.

Autoridade

Quem tem o site no topo do Google torna-se conhecidos como autoridades (ou especialistas no assunto) em seus respectivos domínios.

As informações apresentadas em seu site, como soluções, estudos de caso, depoimentos e blogs, serão interpretadas como ‘credíveis’ por novos visitantes, mesmo que nunca tenham visto sua clínica. 

Confiabilidade

Quando as organizações se classificam organicamente no topo do Google, as pessoas as veem como especialistas no assunto ou fornecedores de escolha, e isso gera confiança. 

Um site melhor

Para ter o site no topo do Google, você precisará que ele seja bem projetado para atender a todos os critérios de classificação do Google. Cada página deve ser otimizada para SEO e a velocidade geral do site deve estar numa faixa de velocidade ideal.

Você também precisa otimizar cada página para a experiência do visitante, com todas as informações relevantes em um formato fácil de entender. Um resultado natural de um site bem projetado melhora as taxas de conversão. 

Custos reduzidos

Como já mencionei antes, classificar o site no topo do Google de forma orgânica é extremamente mais barato do que de forma paga. Poder aproveitar todo o alcance que o Google pode oferecer sem custo algum é extremamente agradável.

10 dicas para colocar o site no topo de Google

Site no topo do Google

Veja abaixo as dicas que separamos para te ajudar a conquistar melhorar resultados quando o assunto é aparecer na primeira página dos sites de busca de forma orgânica:

1. Foque em boas palavras-chave

Em primeiro lugar, para colocar seu site no topo do Google, vamos falar sobre a importância de escolher uma boa palavra-chave ao criar o conteúdo do seu blog ou site. Essa análise é vital e precisa ser feita da forma mais cuidadosa possível, pois é através dela que o ranqueamento deverá acontecer.

Portanto, pense em como as pessoas buscam o conteúdo que está relacionado ao seu site e se possível, invista em ferramentas online que oferecem esses tipos de informações para você. O marketing de conteúdo para médicos é uma estratégia poderosa para colocar seu site entre as primeiras posições dos buscadores.

2. Fique atento a concorrência

Outra dica muito importante para colocar o seu site no topo do Google, é analisar de perto as estratégias da sua concorrência. Desse modo, trabalhe algumas palavras-chave relacionadas ao seu negócio no site de busca e observe os concorrentes que aparecem na primeira página.

Analise cada um deles com calma e identifique as principais estratégias para a criação e divulgação de conteúdos de cada um deles. Após isso, crie com calma as estratégias e medidas que irão favorecer a sua clínica online.

3. Crie conteúdos de qualidade que coloque o seu site no topo do Google

É muito importante que você invista na criação de conteúdo de qualidade e 100% originais, pois isso tornará a sua postagem um diferencial frente aos concorrentes e colocará seu site no topo do Google mais rápido.

Evite criar conteúdos que contenham plágios ou que já existam, isso pode prejudicar ainda mais o seu negócio. Lembre-se que o Google geralmente indexa conteúdos de qualidade e os relaciona com as palavras-chave mais buscadas.

Portanto, capriche na hora de criar os conteúdos do seu blog ou site, quanto melhor, maior a chance de ser bem ranqueado.

4. Trabalhe a palavra-chave no título da postagem

Essa é uma das dicas mais importantes sobre técnicas de SEO, o título. Ao criar um conteúdo para postagem, jamais deixe de citar a palavra-chave no título, pois isso deverá ajudar ainda mais na indexação para colocar o site no topo do Google.

Afinal, os algoritmos do site de busca levam bastante em consideração as palavras que estão no título. Dessa maneira, jamais deixe de trabalhar de forma resumida, a palavra-chave no título da sua postagem.

5. Insira links internos e externos

Ao criar um conteúdo de qualidade para postagem, é muito importante trabalhar links internos e externos. Mas o que é isso é importante para colocar meu site no topo do Google?

Links internos são os links de outras publicações do seu site que devem ser citados na nova publicação. E os links externos são todos os links de outros blogs e sites parceiros que você também deve citar na sua publicação.

Essa é uma ótima maneira do Google compreender que o seu site tem relevância e é consistente o suficiente para se diferenciar dos concorrentes. Com certeza, com essas dicas será bem mais fácil colocar o site no topo do Google e rentabilizar ainda mais o seu negócio de forma orgânica!

6. Crie um perfil no Google Meu Negócio

As empresas também podem obter uma classificação melhor no Google para pesquisas locais criando um perfil do Google Meu Negócio. Resumindo, um perfil do Google Meu Negócio ajuda você a controlar como sua empresa aparece nos produtos do Google, como Pesquisa e Mapas. 

Portanto, verifique se todas as informações da sua empresa, como detalhes de contato, horário comercial e endereço, estão corretos e completos. Conforme a página de ajuda do Google, relevância e destaque desempenham um papel fundamental e te ajudam a colocar o site no topo do Google. 

Se o seu perfil do Google Meu Negócio estiver intimamente vinculado ao que seu público-alvo normalmente pesquisa, o Google achará mais fácil corresponder seu perfil às pesquisas corretas. Além disso, se sua clínica tiver mais avaliações, isso pode ajudar a aumentar sua classificação local no Google. 

7. Concentre-se no SEO na página

Em 2023, a otimização na página continua sendo uma das maneiras mais fáceis de aumentar sua classificação e ter seu site no topo do Google. Pois, não leva muito tempo para fazer e você verá os resultados rapidamente.

Resumindo, refere-se a todos os elementos que aparecem nas páginas do seu site que você pode otimizar, como títulos, subtítulos de página e imagens. 

8. Não negligencie o SEO técnico

Em suma, SEO técnico refere-se a garantir que seu site seja projetado de forma que os mecanismos de pesquisa possam rastreá-lo e anexá-lo facilmente.

O conteúdo ainda é rei, mas se os mecanismos de pesquisa não conseguirem encontrar, rastrear e indexar suas páginas, todos os seus esforços serão em vão para posicionar seu site no topo do Google. 

Por exemplo, você precisará garantir que:

  • Todas as suas páginas são seguras
  • Seu site está otimizado para celular
  • Você não possui nenhum conteúdo plagiado ou semelhante em diferentes páginas do seu próprio site
  • As páginas carregam rapidamente
  • Todos os links funcionam

9. Melhore sua taxa de rejeição

Se os visitantes acessarem seu site, olharem para uma de suas páginas e retornarem à página de pesquisa em questão de segundos, isso prejudicará sua classificação de pesquisa.

Para o Google, isso é uma indicação de que os usuários não estão impressionados com seu site. Em outras palavras, uma taxa de rejeição menor mostra que os usuários realmente gostam de navegar em seu site. 

Para melhorar sua taxa de rejeição e ter o site no topo do Google, certifique-se de que todas as informações mais importantes aparecem já na primeira página e adicione seções relevantes para sua consulta. 

10. Inclua recursos visuais significativos

Incluir imagens em sua página pode ajudá-lo a ter uma classificação mais alta de algumas maneiras e garantir seu site no topo do Google. Primeiro, cria um conteúdo mais atraente que mantém as pessoas na página por mais tempo.

Em segundo lugar, os resultados de pesquisa regulares estão se tornando mais visuais. E terceiro, isso dá às suas imagens a chance de também classificar nos resultados de imagens .

Mas para aquelas postagens de blog que você deseja ter uma classificação mais alta, imagens ‘free content’ não serão suficientespara ter o site no topo do Google. Você precisa de imagens que ilustram conceitos, agreguem valor e correspondam à intenção da palavra-chave.

Portanto, quando você estiver criando conteúdo sobre uma palavra-chave, pesquise no Google e tenha uma ideia não apenas da importância dos visuais, mas também de quais visuais estão sendo exibidos para que você possa se alinhar às expectativas dos pesquisadores.

Essas são algumas maneiras do Google compreender que o seu site tem relevância e é consistente o suficiente para se diferenciar dos concorrentes.

Com certeza, com essas dicas será bem mais fácil colocar o site no topo do Google e rentabilizar ainda mais o seu negócio de forma orgânica!

Gostou do nosso artigo? Aproveite e leia também o conteúdo “5 motivos para investir em tráfego pago”!

 

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!