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Site para médico: 10 itens que não podem faltar no seu

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A presença online não é mais uma opção para nenhum profissional, e isso inclui os profissionais da área da saúde. E ter um site para médico, como forma de apresentar o seu trabalho, significa uma ótima maneira de captar novos pacientes e fidelizar os antigos.

Sem contar que o site também pode ajudar a agilizar o atendimento e facilitar o acesso e a educação do paciente sobre problemas comuns de saúde. Para que um site para médico seja realmente relevante para as suas estratégias, é fundamental que ele seja interessante para o seu público-alvo e para o Google.

Para isso, é preciso produzir um conteúdo de qualidade, e também, ter conhecimento sobre elementos que não podem deixar de existir no seu site. Descubra agora os 10 itens que não podem faltar no seu site para médico.

A importância do site para médico

O dia a dia da maioria das pessoas inclui, em sua grande parte, o acesso a internet, principalmente através de um celular. A atenção de praticamente todos está voltada para o digital.

Por exemplo, se você estiver sentado em uma sala de espera, observe o que todos estão fazendo, provavelmente estão olhando para o próprio smartphone. Diante dessa nova realidade que estamos vivendo, os profissionais da saúde precisam se atualizar para conseguir permanecer no mercado.

Antes, para encontrar um médico e fazer uma consulta, se não havia uma indicação direta, as pessoas buscavam outdoors, letreiros, folhetos, catálogos telefônicos e outras opções offline.

Atualmente, como as pessoas estão sempre de olho nas suas redes sociais, é por lá mesmo que elas ficam informadas. Afinal, o tráfego pago, ou anúncios conseguem alcançar cada vez mais o público que está em busca de determinado serviço.

As pessoas também utilizam o Google Meu Negócio para fazer buscas diretas quando estão em busca de um profissional. Dessa forma, os médicos precisam estar preparados para serem encontrados e escolhidos no meio digital.

A melhor forma de se preparar é criando um site para médicos atrativo e eficiente. Assim, quem encontrar a sua página vai se encantar e marcar uma consulta, que é o objetivo principal de toda forma de marketing digital para os profissionais de saúde.

Um médico precisa ter um consultório atrativo e confiável. O seu endereço físico é o local onde as consultas serão realizadas e é um dos pontos mais importantes para conseguir fechar consultas e fidelizar pacientes.

O site para médico é o endereço digital desse profissional, e portanto também possui uma grande responsabilidade. Por tudo isso, ter um site para médico é fundamental e para todo profissional da área da saúde.

Se um médico não possui um site, ele estará perdendo inúmeras oportunidades de ser descoberto por possíveis pacientes. No meio digital, um site é a principal ferramenta de prospecção que esse profissional pode ter.

Site para médico

Benefícios de ter um site para médico

Um site para médico é muito importante e oferece inúmeros benefícios para o profissional que o possui. Conheça agora quais são esses benefícios:

Maior exposição para a sua marca

Um consultório possui um horário de funcionamento, enquanto os sites estão 24 horas em funcionamento. Esse é um dos maiores benefícios de ter um site para médico. Não importa a hora que o paciente busque o seu site, ele sempre terá as informações disponíveis nele.

Isso garante maior visibilidade para o seu negócio, aumentando as chances de conquistar novos pacientes.

Agendamento de consultas online

É possível disponibilizar a agenda dos seus atendimentos no seu site para médico, sendo atualizada em tempo real. Dessa forma, o paciente já visualiza quais os horários disponíveis e já marca a consulta de acordo com as possibilidades.

Além de ser prático e cômodo para o próprio paciente, ainda vai facilitar o trabalho da sua secretária, que não precisará fazer tudo através de ligação.

Investimento baixo com alto retorno

Opte por um bom profissional na hora de fazer o seu site para médico. O investimento realizado para a criar um site é muito menor que o que costuma ser gasto com outras formas de marketing.

Além disso, o custo de manutenção do site é pequeno e ele tem o potencial de trazer diversos pacientes a longo prazo.

Novos pacientes podem chegar até você

Antigamente, para que novos pacientes chegassem até você era preciso que eles conhecessem o seu serviço de alguma forma, como por exemplo, por indicação.

Hoje, com o site para médico, você pode alcançar pessoas que, de outra maneira, jamais chegariam até você. Afinal, é isso que a internet faz, ela é capaz de aproximar pessoas através de um clique.

10 itens que não podem faltar no seu site para médico

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Antigamente, quem tinha um site ou perfil nas redes sociais, se diferenciava dos demais profissionais. Hoje, com todo o avanço digital que tivemos, a presença no online não é mais uma opção para nenhuma área, incluindo a área da saúde.

Afinal, quem não está no digital, não tem perspectiva de futuro, ou melhor, nem existe no mercado. Diante dessa realidade, a criação de um site para médico precisa ser uma prioridade para esse profissional.

Além dessa ferramenta ser capaz de atrair novos pacientes, ela ainda consegue estreitar o relacionamento com os pacientes já conquistados. Sem contar que ela pode ajudar o médico a agilizar os atendimentos e facilitar o acesso do paciente a informações sobre problemas comuns da área do profissional.

Porém, não é uma tarefa fácil fazer com que o seu site médico se destaque diante de tantos sites já existentes. Por isso, é importante saber que existem alguns pontos que são importantes e não podem faltar no desenvolvimento do seu site.

Confira abaixo a lista que preparamos com 10 itens que não podem faltar no seu site para médico.

1. Informações de contato e agendamento

O trabalho de um médico precisa de publicidade como qualquer outro. E hoje em dia, as plataformas virtuais são fundamentais nessa missão. Por isso, é preciso que elas contenham todas as informações de contato necessárias para que o visitante do site possa se comunicar com a sua clínica.

Essas informações precisam estar facilmente localizadas no seu site para médico. Afinal, a maioria dos visitantes não acessam nada além da primeira página de um site. Outro ponto importante é criar uma sessão para que o paciente possa fazer o seu agendamento online.

Ou através de uma agenda virtual, ou através da troca de mensagens com um profissional destinado a fazer esses agendamentos.

2. Identidade visual marcante e bem definida

O site para médico funciona como um cartão de visitas virtual. Sendo assim, o primeiro aspecto observado pelo paciente é o visual, e esse deve ser um ponto muito importante na hora de elaborar o seu site. É preciso escolher um template marcante e que combine com a sua marca.

Existem templates prontos em diversas plataformas, porém, investir em um design personalizado fará toda a diferença no resultado. Um profissional experiente, além de entregar o melhor resultado visual, ainda vai saber destacar pontos importantes sem deixar as suas páginas carregadas e com a navegação lenta e difícil.

3. Dados que reforcem a sua autoridade

É muito importante colocar no seu site médico as suas informações como profissional. Entre esses dados você precisa informar sobre a sua formação acadêmica, seus cursos complementares, suas atuações em cenários importantes, quais os trabalhos que você realiza na clínica, em quais locais você atua, seu número de consultas realizadas, entre outros.

Essas informações chamam a atenção do seu público e dão mais credibilidade para o seu trabalho e para a sua imagem como profissional, gerando mais autoridade para o médico.

Todos os trabalhadores precisam expor esses dados para reforçar a sua autoridade na sua área de atuação, e no setor da saúde, essa autoridade é ainda mais importante, já que é ela quem passa segurança e confiança para os seus futuros pacientes.

4. Conteúdo relevante e de qualidade

A identidade visual é o que impacta o visitante, e faz com que ele pare e preste atenção em você. Porém, o que faz com que ele permaneça é o seu conteúdo, por isso, ele precisa ser relevante e de qualidade. Esse conteúdo pode ser oferecido em vários formatos, como textos de blogs, vídeos curtos e longos, e até mesmo podcasts.

Quanto mais variado, mais o seu conteúdo terá potencial para atrair diferentes tipos de público. Mas, é fundamental que, independente do formato, todos sejam relevantes.

Se possível, invista em uma equipe especializada para produzir o seu conteúdo digital, afinal, oferecer um conteúdo com ar profissional aumenta a credibilidade do seu site para médico.

5. Link para o blog do consultório

Os blogs são ferramentas virtuais que ajudam a divulgar trabalhos e oferecer conteúdo. É possível utilizar o seu blog para instruir os seus visitantes a respeito de problemas que, muitas vezes, eles nem conhecem que possuem.

Por isso, colocar o link do seu blog no seu site para médico vai ajudar a conquistar um público que está descobrindo um problema para o qual você possui a solução. Além disso, o seu blog pode te ajudar a mostrar para o seu paciente exatamente como funciona o seu trabalho, e o que eles podem esperar.

Sendo assim, o blog é uma ferramenta essencial nas suas estratégias de marketing, e disponibilizar o seu link no seu site para médico é a melhor estratégia para aumentar o seu número de pacientes.

6. Domínio assertivo

Domínio é o endereço do seu site na internet, ou seja, o nome pelo qual o seu site para médico será encontrado pelo seu futuro paciente. Por isso, a escolha do seu domínio é uma etapa fundamental no processo de construção do seu site.

O endereço escolhido precisa ser relevante e fácil de lembrar e de procurar no Google. Ele não pode ser muito curto, nem muito longo, e o ideal é ter menos de 60 caracteres.

Além disso, ele deve ser associado a sua especialidade. Essa tarefa é difícil porque já existem milhares de sites médicos, por isso, além de cumprir essas orientações, o seu domínio também não pode já ter sido usado. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa antes.

7. Estatísticas sobre seu trabalho

Existem muitos sites médicos na internet, e o seu site precisa convencer o seu visitante de que você é o profissional perfeito para atendê-lo. Para isso, uma ótima estratégia é oferecer o maior número de informações possível sobre as estatísticas do seu trabalho.

Os dados reais fazem com que o visitante o enxergue como referência no assunto. Quanto maiores forem os seus números, melhor será o seu resultado, por isso, mantenha sempre o seu site atualizado.

Entre as estatísticas que podem ser mostradas estão os tipos de pacientes que você já recebeu, qual a maior recorrência de casos, o número de casos resolvidos em cada uma das especialidades, entre outras informações.

8. Acessibilidade para qualquer dispositivo

Site para médico

Uma característica muito importante para o desenvolvimento do  site  é que ele seja responsivo. Ou seja, que a disposição dos seus elementos e o seu conteúdo se adapte de acordo com o tamanho da tela do usuário.

Assim, independente do dispositivo usado, como celular ou computador, o layout do site será carregado sem erros, com uma navegação simples e intuitiva.

A responsividade deixa a experiência do usuário mais completa. Ele fica livre para acessar o seu site de onde quiser, e isso aumenta ainda mais as chances do seu conteúdo ser compartilhado e acessado por mais pessoas.

Sem contar, que o visitante sempre poderá marcar uma consulta de forma simples e prática, sem precisar deixar para depois.

9. Chat para atendimento

Um chat para atendimento é outra ferramenta que não pode deixar de existir no seu site para médico, se você deseja atrair mais pacientes.

Afinal, quando um visitante encontra o seu site, se ele tiver qualquer dúvida, e enviar uma mensagem, receber uma resposta imediata, ainda que de um robô, pode ser a cereja do bolo para mantê-lo por ali.  Além disso, um chat para atendimento no seu site para médico pode ajudar a fidelizar os pacientes atuais.

Isso porque, sempre que o seu paciente quiser marcar consultas ou tirar dúvidas sobre seu atendimento, sobre seus convênios ou sobre horários, não precisar fazer uma ligação para a sua secretária pode ser uma comodidade que faça com que ele permaneça te escolhendo.

10. Estratégias de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em português significa otimização de mecanismos de busca. Sendo assim, SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que visa melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores.

Quando um usuário quer buscar algo em um mecanismo de busca, como o Google, ele digita o que está procurando. Em seguida, esse mecanismo vai direcioná-lo para sites que estão relacionados à sua procura. E ele identifica esses sites através das palavras-chave que são cadastradas em cada um.

É através desse sistema que um site consegue um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, para ser mostrado a mais pessoas. O SEO busca que o seu site apareça sempre na primeira página de resultados do Google para que mais pessoas o vejam.

Dessa forma, você terá mais chances de converter um maior números de pacientes. Além das palavras-chave existem outras estratégias que podem ser usadas, por isso, o ideal é buscar um profissional qualificado para cuidar do seu site para médico.

3 sites médicos para se inspirar

Agora que você já sabe a importância de um site para médico e os itens que não podem faltar no seu, conheça 3 sites médicos para se inspirar.

1. Dr. Dráuzio Varella

Ele é um dos médicos mais famosos do Brasil, aparecendo constantemente nas grandes mídias. Seu site tem foco em propagar informações de interesse público e a sua marca são as seções com perguntas e respostas.

2. Albert Einstein

O hospital Albert Einstein é uma das maiores referências da área, no Brasil. O seu site é simples e intuitivo, e nele encontramos informações sobre exames complexos, apoio a causas na área da saúde, informações constitucionais do espaço, entre outras informações.

3. MD Saúde

O objetivo do site MD Saúde é disseminar informações para leigos. Ele se destaca por cobrir uma ampla variedade de temas, especialistas e dados de medicamentos.

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