determinações do CFM para marketing

Quais as principais determinações do CFM para marketing?

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Quer saber quais são as principais determinações do CFM para marketing? Confira esse artigo e entenda tudo a respeito.

O Marketing e todas suas mais variadas formas de comunicação são estratégias muito importantes nos dias atuais. Uma de suas maiores funções é atrair e fidelizar.

O Marketing Digital para médicos é a melhor forma de divulgar e criar visibilidade para o médico, suas especialidades e suas formas de tratamentos, entre outros.

No entanto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu algumas regras para a publicidade desses profissionais. Por isso, neste texto, explicaremos sobre as principais determinações do CFM para marketing médico. Confira!

Regras do Conselho Federal de Medicina

Você sabe qual a importância do Marketing na Área Médica?  

  • Divulgar a imagem do médico; 
  • Informar e esclarecer a especialidade do médico; 
  • Conquistar pacientes; 
  • Aumentar a receita. 

determinações do CFM para marketing

No entanto, por mais que o marketing médico seja importante e eficaz na hora de melhorar o faturamento da clínica, nem todas as estratégias comuns podem ser aplicadas a esse tipo de negócio.

A  Resolução 2.126/2015 do Conselho Federal de Medicina (CFM), determina algumas regras para que o marketing possa ser feito dentro da ética médica. Você sabe quais são as regras? O que pode ou não divulgar? É isso que explicaremos a seguir.

O que pode ser divulgado?

Especialidade médica e títulos 

A imagem representa confiabilidade. É de suma importância que o médico siga atentamente as determinações do CFM para marketing, para que ele possa fazer seu marketing de forma ética e manter sua reputação. 

Uma excelente forma de criar confiança é a divulgação do seu currículo profissional e acadêmico. Importante frisar que, todos os títulos acadêmicos devem ter registro alinhados à especialidade e área de atuação do médico.  

Blog e dicas de saúde 

O blog além de facilitar a localização do seu site, apresentar sua especialidade e formas de tratamento, também melhora sua posição nos resultados de buscas do Google

Criar um blog e postar dicas de saúde é uma boa forma de criar vínculo e fidelização com os pacientes. 

Vale ressaltar, que é proibido realizar consultas médicas pelo site, blog ou qualquer outra rede social, de acordo com as determinações do CFM para marketing.

Equipamentos 

Os equipamentos podem ser divulgados, desde que não prometam qualquer resultado. É proibido que o médico tenha vínculo financeiro ou de autopromoção com a marca do equipamento. 

Muita cautela quanto a esta divulgação! A imagem do médico não pode estar associada ao equipamento. 

Marketing de Conteúdo 

Embasado na ética, o Marketing de Conteúdo tem o objetivo de divulgar o médico para que ele possa criar autoridade, divulgar suas especialidades e tratamentos, tudo com muita responsabilidade.

O foco neste tipo de marketing é quanto o médico tem de conhecimento e pode ajudar a um nicho de pessoas e não enaltecer a si próprio e a qualquer custo. 

determinações do CFM para marketing

Determinações do CFM para Marketing Médico

O CFM determina requisitos gerais obrigatórios e padrões gráficos para como deve ser elaborado um banner, uma propaganda, uma peça publicitária etc., tanto para profissional individual quanto para empresas. 

Nome do médico, número do CRM, especialidades habilitadas (no máximo 2), número de registro de qualificação de especialista RQE, são informações necessárias para a produção destes conteúdos. 

Pela internet, as determinações do CFM para marketing médico, são desde a forma onde irá aparecer o nome do médico, a cor do fundo, a cor e espessura da moldura, cor, padrão e tamanho de letra, até a proporção de espaço do post. 

O que não pode ser divulgado

Selfie 

As selfies são terminantemente proibidas pelo Conselho Federal de Medicina, mesmo com a aprovação e consentimento do paciente. Uma das determinações do CFM para marketing médico, é quanto o anonimato e a privacidade do paciente. 

Sensacionalismo 

As regras do Conselho Federal de Medicina proíbem o sensacionalismo; proíbem mensagens como “sou a única opção para sua cura”, o médico que descumprir essas regras poderá tomar severas punições. 

O médico deverá focar em instruir seus pacientes, compartilhar dicas e informações que os ajudarão no dia a dia e deixar sempre claro que o acompanhamento médico presencial é o aconselhável, caso tenha qualquer sintoma. 

Autopromoção 

De acordo com as determinações do CFM para marketing, a autopromoção é proibida, por caracterizar concorrência desleal. 

O médico pode se utilizar das redes sociais, como Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn, desde que siga regras determinadas pelo Conselho Federal de Medicina: 

  • Conteúdos de acordo com sua especialidade; 
  • Dicas de saúde; 
  • Dúvidas; 
  • Endereço; 
  • Telefone 

Descontos 

Os descontos são vetados pelas determinações do CFM para marketing, bem como, parcelamentos por consultas, tratamentos ou procedimentos. Isto pode criar uma concorrência desleal. 

O valor cobrado pelo médico, é o reflexo de anos de estudo e especializações, o que reflete na qualidade de seu trabalho. Por isso, não se pode trabalhar com descontos na área médica. 

determinações do CFM para marketing

Cura de pacientes 

O médico não pode em nenhuma hipótese prometer a cura de alguma doença de acordo com as determinações do CFM para marketing médico. 

Fotos de pacientes 

É expressamente proibido divulgar fotos de pacientes vinculadas com o médico em mídia impressa (folders, newsletters, banners etc), fotos no consultório entre paciente e médico, fotos de procedimentos e tratamentos, “antes” e “depois”. 

O Conselho Federal de Medicina avalia inclusive imagens e publicações dos próprios pacientes. As imagens de pacientes são apenas permitidas em eventos acadêmicos e científicos, desde que com autorização. 

Importante lembrar que, mesmo que o paciente publique algo referente a um tratamento ou procedimento, o médico não pode repostar em suas redes sociais. O uso de atores também é proibido no material de publicação do médico. 

Propaganda enganosa 

As propagandas enganosas são terminantemente proibidas e quando se trata de marketing médico, as regras são ainda mais rigorosas. 

O médico deve analisar muito bem o produto a ser associado ao seu nome ou ao nome de sua clínica, pois ele pode causar graves consequências. Pelo fato do médico estar vinculado ao produto, se torna também um responsável.  

Seja ético e crie seus objetivos

Enfim, crie metas e objetivos de sua clínica; o que quer fazer para atrair e reter pacientes e aumentar sua produtividade. 

Muito importante analisar o público e suas necessidades para atuar no que realmente o paciente necessita, lembrando sempre de respeitar todas  as determinações do CFM para marketing.

Desenvolva um planejamento de marketing 

  • Site 
  • Redes Sociais 
  • Blogues 
  • E-mail marketing 
  • Publicações pagas 

Divulgue sua imagem e seus tratamentos 

De acordo com as determinações do CFM para marketing, a divulgação da sua imagem e seus tratamentos pode ser feita, desde que de acordo com as regras estabelecidas. A comunicação é extremamente importante para criar visibilidade e respeito, fidelizar os pacientes e alavancar o seu negócio. 

Se você gostou do artigo, aproveite para ler também o conteúdo sobre as 5 Vantagens do marketing digital para clínicas médicas. Boa leitura!

Veja como uma agência de marketing médico pode ajudar a alavancar sua clínica. Entre em contato conosco!